São Paulo, quinta-feira, 02 de maio de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Tentativa de aproximação
Ciro Gomes e a cúpula do PT combinaram de se encontrar após o dia 8 de maio, quando o presidenciável do PPS retornará dos Estados Unidos. Os petistas esperam que até lá a crise na Frente Trabalhista (PDT, PTB e PPS) não tenha sido resolvida.

Acordo difícil
O PT ainda sonha com um apoio de Ciro a Lula no primeiro turno da eleição. Mas, se o presidenciável do PPS mantiver sua candidatura, os petistas irão propor a ele um pacto de não-agressão no primeiro turno.

Lenço branco
Roberto Freire (PPS) enviou cartões a Brizola (PDT) e a José Carlos Martinez (PTB), na busca de uma reconciliação. Os três devem se encontrar nos próximos dias, mas só haverá acordo se o PPS tirar Antônio Britto da disputa pelo governo gaúcho.

Frio sulista
Antônio Britto, que ontem anunciou sua candidatura ao governo do Rio Grande do Sul, diz que não recuará. A crise coloca em risco o projeto Ciro. "Minha campanha já está na rua", diz o ex-governador.

Contra a maré
FHC e a cúpula do PMDB tentam, com dois argumentos, convencer José Serra a anunciar logo o nome do seu seu vice: criar um fato positivo para a campanha (a definição da aliança) e diminuir a movimentação do PFL em favor da substituição do candidato governista.

Depois da Lunus
Cena inimaginável meses atrás no Maranhão: empresários estão se reunindo para pedir a destituição de Jorge Murad, marido de Roseana Sarney, do Conselho Deliberativo do Sebrae do MA.

Regras globais
Osmar Prado, da novela "O Clone" (Globo), não vai mais apresentar o programa do PT, a ser exibido no próximo dia 9. O ator telefonou para a cúpula do partido para informar que a Rede Globo considerou "inconveniente" sua participação no programa eleitoral.

Ao pé do ouvido
A rádio CBN define hoje com representantes dos presidenciáveis as regras e a ordem de uma série de entrevistas com os pré-candidatos, que irão ao ar a partir da próxima semana.

Retrato sangrento
A ONU divulgará amanhã resultados da pesquisa anual sobre violência no Brasil. Vitória (ES) continua sendo a cidade com o maior número de homicídios por grupo de 100 mil habitantes. E o ES segue com o título de Estado mais violento.

A seco
Adversário histórico do PT em SP, Paulo Maluf não pretende abrir a boca para falar mal de Lula na campanha. De olho nas pesquisas, o ex-prefeito quer ter o voto do eleitor que defende o cacique petista no Planalto, mas não engole o deputado José Genoino nos Bandeirantes (SP).

Torcedor fanático
A estratégia de Maluf é ficar totalmente distante da eleição presidencial. O ex-prefeito não apoiará ninguém. Diz que é como no futebol: para não perder o voto de palmeirenses e corintianos, jamais assume que torce pelo São Paulo. "Meu time é a Seleção Brasileira", diz.

Malabarismo
Maluf considera que o seu grande erro na eleição de 98 foi ter apoiado FHC. Se o tucano não tivesse vencido no primeiro turno, acredita Maluf, o PT não teria apoiado Covas contra ele no segundo turno em SP. O pepebista acha que a disputa entre Serra e Lula o favorecerá agora.

Eleitorado masculino
Ao apresentar a filha, Livia, nas gravações do programa de Jô Soares, na Globo, Ciro Gomes foi chamado de "sogrão", em coro, por parte da platéia.

TIROTEIO

De Aloizio Mercadante (PT-SP, sobre o ministro Celso Lafer (Relações Exteriores) ter declarado na Espanha, em entrevista ao jornal "El País", que Lula perderá as eleições:
-Fundamental para a diplomacia, a unidade na política externa foi esquecida pelo ministro Celso Lafer. Posar de cabo eleitoral de Serra é pior do que ter que tirar os sapatos para entrar nos Estados Unidos.

CONTRAPONTO

Seca londrina

A termelétrica "Senador Carlos Jereissati" foi inaugurada ontem no Complexo Portuário de Pecém, no Ceará. Foi batizada com o nome do pai do governador Tasso Jereissati (PSDB), mas está sendo chamada de "Termoluma" nas ruas de Fortaleza.
O marido da modelo e atriz Luma de Oliveira, o empresário Eike Batista, é um dos responsáveis pela obra. Ontem, no ato da inauguração, choveu torrencialmente. Surgiram várias goteiras na lona armada para o evento. Em seu discurso, o empresário Eike Batista parecia inspirado:
- Isso aqui está parecendo Londres, com névoa e chuva!
Muitos cearenses da platéia se entreolharam, entre divertidos e surpreendidos com a declaração. No Ceará, as temperaturas chegam facilmente a 40 graus.
Mas Batista foi em frente:
- Acabo desconfiando dessa história de seca no Nordeste. Aqui só chove...



Próximo Texto: Campo Minado: Ministério muda regra e cadastrado vira "assentado"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.