UOL

São Paulo, sexta-feira, 02 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOLTA AO PASSADO

Primeira Missa do Trabalhador de Lula foi em 81

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva repetiu ontem gesto que o acompanha há 22 anos, ao assistir a missa em comemoração do Dia do Trabalho na Igreja Matriz de São Bernardo. A primeira missa de que Lula participou ali, em 1981, também foi celebrada por d. Cláudio Hummes, que recebeu na época o apelido de "bispo dos operários", por seu apoio ao movimento que comandava as greves na região do ABC.
Ontem, d. Cláudio lembrou em sua homilia momentos da greve dos operários, das passeatas e da sede da igreja como ponto de abrigo para sindicalistas. Um vídeo com imagens da polícia batendo em 79 em grevistas em frente à igreja foi mostrado durante a missa, sob a execução do Hino Nacional.
Lula foi um dos três convidados por d. Cláudio para dar seu testemunho durante a missa. Em sua participação, Lula lembrou erros cometidos na época das greves de 1979 como lição política de hoje.
"Eram momentos em que as missas não eram feitas com a tranquilidade que fazemos esta. Momentos em que a polícia não estava aqui para nos guardar, mas para nos bater."



Texto Anterior: Missas são marcadas por discursos pró-reforma
Próximo Texto: Operação social: Fazenda pode gerir projeto de renda
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.