São Paulo, domingo, 02 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo pode manter política de ganho real para aposentado

DO "AGORA"

O governo pode negociar uma política permanente de ganho real para aposentados que ganham mais de um salário mínimo (hoje em R$ 510).
A proposta, em discussão com as centrais sindicais, prevê que a política de ganho real seja aplicada nos próximos anos, e não só em 2010.
A informação foi passada ontem pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP), durante evento da Força Sindical no Dia do Trabalho.
Neste ano, os aposentados que ganham acima de um salário mínimo tiveram reajuste de 6,14%, igual à inflação de 2009 mais 50% do índice de crescimento do PIB de 2008.
Os que ganham o salário mínimo tiveram reajuste de 9,68%, com ganho real igual a 100% do índice de crescimento do PIB.
O líder do governo na Câmara, o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), confirmou a negociação.
O deputado insiste que o governo está disposto, por enquanto, a garantir o reajuste retroativo de 7% para substituir os 6,14%, que vem sendo negociado no Congresso. As centrais querem que o índice seja de 7,71%.
Mas uma fonte ligada às negociações disse que as centrais podem aceitar 7% desde que haja garantia de ganho real na aposentadoria para os próximos anos.
As centrais também querem que as aposentadorias menores, mas acima do mínimo, tenham sempre um reajuste, em reais, igual ao do piso.
Assim, quem ganha pouco mais que o piso hoje não passaria a receber, em alguns anos, o salário mínimo, como tem ocorrido atualmente. O governo é contra.
(GISELE LOBATO E ANA MAGALHÃES)


Texto Anterior: PSDB fará nova representação à Justiça Eleitoral
Próximo Texto: Foco: Sucessão de Lula deve ter recorde de candidatos na disputa desde 1989
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.