São Paulo, quinta-feira, 02 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula não tem vitória assegurada, afirma Aécio

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, afirmou ontem que as pesquisas de consumo interno do PSDB indicam que o embate eleitoral de 2006 será acirrado e que o presidente Lula não tem vitória assegurada. "Eu digo sempre, sem qualquer contorno, que o presidente Lula será um candidato com um peso importante nestas eleições, mas longe de ter uma vitória assegurada com antecedência", afirmou.
Aécio disse que, em 2006, o presidente "terá de ser um Lula diferente" para vencer a disputa eleitoral, porque terá de explicar o que deixou de fazer. "Ele terá de discutir os problemas reais do país, vai ter de sofrer comparações com gestões anteriores à sua e vai ter de dizer por que muitos dos compromissos lançados na campanha eleitoral não puderam ser cumpridos no governo, mesmo com o ambiente externo extremamente favorável."
Ele afirmou que pesquisa quantitativa, como a da CNT/Sensus, divulgada anteontem, "não pode ser analisada como algo real, que se possa transferir para o ambiente eleitoral", diferentemente das qualitativas que recebe, "mais confiáveis". Elas dizem, segundo o governador, "que há, sim, uma perda de confiança no governo".
"Essas pesquisas deveriam trazer uma enorme preocupação, sobretudo ao governo federal, e uma boa expectativa àqueles que estão na oposição", disse o tucano, que atribui a perda de confiança na gestão Lula à "fragilização dos partidos" que estão na base e ao "inchaço da máquina" federal por conta da "solidariedade aos companheiros de partido".
Sobre se disputaria contra Lula em 2006, disse que seu compromisso é com Minas e que quer fazer até o fim de 2006 uma grande gestão. "O resto é destino."


Texto Anterior: No Rio, Alckmin volta a criticar PT
Próximo Texto: Vizinhos em crise: Kirchner fez crítica velada a Lula, diz diário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.