São Paulo, terça, 2 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialistas brasileiros e espanhóis confirmam hipótese de FHC
Presidente diz que segredo de gozar de boa saúde é a sesta

da Reportagem Local

O presidente Fernando Henrique Cardoso revelou no domingo à noite ao apresentador Boris Casoy o segredo de gozar de tão boa saúde enquanto seus ministros padecem dos males do poder: tira uma "siestecita" todas as tardes em um sofá do Palácio da Alvorada.
"Depois do almoço -eu sempre almoço aqui no Palácio da Alvorada-, (...) gosto de pegar um jornal ou um livro e dar uma cochilada de 15 a 20 minutos. Eu acho que isso faz um bem danado", disse FHC.
Segundo o presidente, o sofá onde tira a soneca fica em um "cantinho" do palácio.
"Eu e a Ruth, nós não vivemos aqui, nessa coisa, a gente vive num cantinho lá que é quase como se fosse um apartamento pessoal."
Especialistas ouvidos pela Folha disseram que o presidente faz bem em cochilar depois do almoço.
"É muito bom para a saúde. Essa é uma das razões pelas quais nos países do Mediterrâneo se vive um pouco mais", disse o médico Pedro Górgolas, do Congresso de Deputados da Espanha, a terra da "siesta".
Para Górgolas, a "siestecita" (pequena sesta) depois de comer diminui o estresse e o risco de problemas cardiovasculares. "A pessoa acorda com mais ânimo e com uma visão melhor das coisas. Agora, se esse hábito é bem ou mal visto pela sociedade é outra história."
O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Rafael Luna, concorda com o colega espanhol.
"Qualquer repouso no meio do dia é bom, na cama ou fora dela. É realmente muito bom contra o estresse."
A soneca do presidente possui até um nome técnico: "relaxamento pós-prandial". Luna diz que se todos os brasileiros pudessem fazer o mesmo é possível que o índice de acidentes cardíacos diminuísse.
"Não existe nenhum estudo técnico nesse sentido, mas um raciocínio simples indica que sim, porque o repouso ajuda a quem tem pressão alta, coronariopatias e insuficiência cardíaca", afirmou.
Mas advertiu: "Não basta tirar a soneca no meio da tarde. É importante na vida que a pessoa planeje bem suas tardes com caminhadas e descanse também nos fins-de-semana, sem levar trabalho para casa".
Coisa que o presidente não tem feito: ele tem aproveitado os finais de semana para inaugurar obras, viajando pelo interior do país, como fez no sábado passado em Aparecida -e não pôde evitar o estresse das vaias de manifestantes.
(CYNARA MENEZES)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.