São Paulo, quarta-feira, 02 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO DE JANEIRO

PSB abandona o PMDB e se alia a candidata do PC do B

DA SUCURSAL DO RIO

O PSB resolveu ontem aliar-se à candidatura da ex-deputada federal Jandira Feghali (PC do B) à Prefeitura do Rio. A decisão surpreendeu o PMDB, que esperava o apoio do partido ao candidato Eduardo Paes, da coligação Unidos Pelo Rio (PMDB, PTB, PP e PSL).
Para se definir por Jandira, o PSB promoveu reuniões praticamente diárias de seus dirigentes. Líder da sigla no Estado do Rio, o secretário de Ciência e Tecnologia do governo Sérgio Cabral Filho (PMDB), Alexandre Cardoso, era favorável ao apoio ao peemedebista. Ontem, sua derrota foi sacramentada.
Cardoso disse que a opção por Jandira resultou de "um movimento nacional" iniciado quando a tendência pró-Eduardo Paes já tinha se consolidado na cúpula do PSB no Rio. No entanto, os dirigentes nacionais pediram para que nos municípios o PSB se aproximasse dos partidos de esquerda que integram a base do governo federal. "Houve um apelo pela unidade partidária por parte do presidente do partido, Eduardo Campos [governador de Pernambuco]. Entendemos que o caminho era mais o PC do B", explicou Cardoso, que é o presidente do diretório estadual do PSB.
Para apoiar Jandira, o PSB deve indicar o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo PC do B. Cardoso disse que a escolha já foi feita, mas que ainda não revelaria o nome do vice por questão de estratégia política.
Com a adesão do PSB, a coligação passa a contar com 2min35s de tempo no programa eleitoral de rádio e TV, nos dois blocos de 30 minutos cada, numa estimativa, pois o tempo oficial ainda não foi divulgado.
Mesmo sem o apoio do PSB, Paes se mantém como o candidato com mais tempo no programa eleitoral gratuito, com 5min38s, seguido de Fernando Gabeira (PV), com 4min58s, Alessandro Molon (PT), com 4min14s e Marcelo Crivella (PRB) com 2min01s.
Na última pesquisa Datafolha, de março, Jandira estava tecnicamente empatada com Crivella na liderança. Ela tinha 18% das intenções de voto e ele 20%.


Texto Anterior: Foco: Após missa de 7º dia, FHC agradece carinho com que o povo se dirigiu a Ruth
Próximo Texto: Judiciário: Ministro ataca a divulgação de candidatos com a "ficha suja"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.