São Paulo, Sexta-feira, 02 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIVATIZAÇÃO
Justiça nega ação de FHC contra Lula

da Reportagem Local

A segunda turma do Tribunal Regional Federal de São Paulo negou, por unanimidade, recurso do Ministério Público Federal contra sentença que rejeitou denúncia sobre suposta difamação que teria sido praticada por Luiz Inácio Lula da Silva contra o presidente Fernando Henrique Cardoso.
O processo foi movido por FHC por causa de declarações de Lula sobre a privatização das teles. "Ele está dando de graça o maior patrimônio público desse país, possivelmente para fazer caixa-dois para a campanha eleitoral" , afirmou Lula, durante a disputa de 98.
A defesa de Lula, feita pelo advogado Márcio Thomaz Bastos, argumentou que o petista aventara "mera possibilidade" de irregularidade, o que impossibilitaria a caracterização de crime de difamação, como queria FHC.
De acordo com o advogado, Lula não quis ofender a honra do presidente da República. Na sentença de 98 da juíza federal Adriana Pileggi de Soveral, que foi mantida agora, destaca-se que Lula teria utilizado, ao comentar a atuação de FHC no leilão das teles, "expressões vagas" como "possivelmente" e "acho que", entre outras.
A juíza entendeu, ainda, que Lula teria cometido "excessos comuns nas campanhas eleitorais".



Texto Anterior: Constituição e lei "pegaram" Maluf
Próximo Texto: PM denuncia 4 despejos violentos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.