São Paulo, sábado, 02 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"É mentirinha ou o caos", diz especialista

MALU DELGADO
DA REPORTAGEM LOCAL

A ênfase dada no programa de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o aumento dos gastos sociais, sem estar acompanhado de um compromisso enfático com a redução da carga tributária, despertou a preocupação do especialista em finanças públicas Raul Velloso. "A menos que a gente não dê bola para nada disso e considere que o programa de governo é de mentirinha e que o orçamento é de mentirinha, é preocupante", disse o economista.
Ele disse que normalmente, "em qualquer time, os programas de governo não dizem muita coisa". Mas reiterou: "Se aquilo ali for sério, estamos no sal".
Velloso disse compreender que dificilmente o candidato consegue se eleger propondo a "carnificina". O discurso do próprio Lula diverge do programa. O presidente tem enfatizado a necessidade de controle de gastos e de redução de carga.
Para Velloso, o presidente eleito deve tomar medidas para deter o risco fiscal, "mas só depois de eleito".
Segundo o economista, as taxas de juros são altas porque há desconfiança sobre a sustentabilidade da dívida interna, de aproximadamente R$ 1 trilhão e a relação dívida/PIB permanece elevada. "Temos que fazer um superávit ainda mais elevado para haver confiança e os juros caírem mais, com carga menor, investimentos maiores e gastos correntes desabando. Pelo menos num primeiro momento. Não tem caminho até o paraíso sem passar pelo purgatório."


Texto Anterior: Projetos de 2002 somem do programa do PT
Próximo Texto: Proposta de Lula para o Orçamento de 2007 prevê a contratação de servidores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.