São Paulo, quinta, 2 de outubro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segurança de Clinton cancela viagem a Foz do Iguaçu

RUI NOGUEIRA
Secretário de Redação da Sucursal de Brasília

RENATA GIRALDI
da Sucursal de Brasília

Os organizadores da visita ao Brasil do presidente norte-ameri cano, Bill Clinton, cancelaram a ida a Foz do Iguaçu. A Folha apu rou que os serviços de segurança e de inteligência dos EUA classifica ram a ida às cataratas, na cidade paranaense a 637 quilômetros de Curitiba, como uma visita de "ris co desnecessário".
Para os organizadores, o presi dente corria dois riscos: a infra-es trutura em Foz do Iguaçu, inade quada na avaliação dos seguranças para atender a todas as exigências de logística da comitiva, e a pre sença de uma numerosa comuni dade árabe na região que, inevita velmente, acompanharia a visita de Clinton e poderia estimular al gum tipo de conflito.
Os assessores norte-americanos acham que para a visita a Foz do Iguaçu seria preciso montar um esquema de segurança maior do que o programado para as grandes cidades que ele vai visitar, Brasília, Rio e São Paulo.
A proteção ideal teria de seguir os moldes draconianos do esque ma de segurança montado em 93 para a visita a Foz do chefe do Exército de Israel, Ehud Barak.
Com medo que um incidente en volvendo Barak colocasse em risco as negociações de paz entre a OLP (Organização para a Libertação da Palestina) e o governo de Israel, os serviços brasileiros de segurança simplesmente fecharam o acesso do público às cataratas.
Nas ruas de Foz, ninguém cru zou com Barak a menos de 300 metros. Todos os lugares por onde passou foram previamente esva ziados de qualquer movimento.
Na fronteira entre Foz e Ciudad del Este (Paraguai) vivem, segun do Mohamad Baracak, um dos lí deres da comunidade, cerca de 10 mil árabes e descendentes. Eles co meçaram a chegar à região na dé cada de 50 e dominam o comércio com as colônias chinesa e coreana.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.