São Paulo, segunda-feira, 02 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula diz que o melhor adversário do PT no 2º turno é o pepebista

LUIZ CAVERSAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O líder nacional petista Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o ex-prefeito Paulo Maluf (PPB) seria o "melhor" adversário da candidata de seu partido, Marta Suplicy (PT), no segundo turno da eleição em São Paulo.
"A Marta vai derrotar qualquer um. Mas, para o PT, seria melhor que o oponente fosse Maluf. Seria mais fácil vencer, por causa do antimalufismo que existe em São Paulo", afirmou o líder petista, às 11h, logo após votar na 70ª seção da 296ª zona leitoral, localizada na escola João Firmino Correia de Araújo, no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, região do ABCD.
Lula estava acompanhado de sua mulher, Marisa, e do candidato a prefeito de São Bernardo pelo PT, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, que foi derrotado por Maurício Soares (PPS) na cidade. Lula usava calças jeans e um chapéu de palha, tipo Panamá.
Ele votou, posou para fotos, distribuiu autógrafos, cumprimentou correligionários e eleitores que se encontravam nas filas das seções eleitorais e informou que não participaria da entrevista coletiva que lideranças do PT dariam no final do dia para avaliar o desempenho do partido nesta eleição.
Lula fez seu próprio prognóstico sobre a performance petista nestas eleições: "O desempenho do PT será o melhor possível. O partido será o mais votado nas cidades médias e grandes de todo o Brasil, mesmo naquelas em que não eleger o prefeito. O partido saltará de um patamar histórico de 10% dos votos para 30% a 35%", afirmou.
Ainda sobre a eleição em São Paulo, ele disse que, no caso de Paulo Maluf ser o adversário de Marta Suplicy no segundo turno, "até o governador Mário Covas estará moralmente obrigado a votar no PT".
Quanto à possibilidade de o governador apoiar Maluf, ele afirmou: "Duvido que ele faça isso, que cometa essa loucura. Mas, se fizer, seus eleitores não farão".
Sobre a candidata do PSB, Luiza Erundina, o líder petista afirmou que o correto seria Erundina ter ficado como vice de Marta Suplicy, pois, segundo ele, dessa forma os dois partidos (PT e PSB) ganhariam já no primeiro turno.


Colaborou FLÁVIA SANCHES, free-lance para a Folha

Texto Anterior: Candidata diz que vence qualquer um e anuncia suas metas
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.