São Paulo, quinta-feira, 02 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARTIDOS

Após apoiar Lula, Roseana sai do PFL e deve ir para o PMDB

FERNANDA KRAKOVICS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ameaçada de expulsão do PFL por apoiar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a senadora Roseana Sarney (MA) pediu ontem sua desfiliação do partido.
Roseana deve ir para o PMDB. "Foi um ato coerente diante da decisão do partido de continuar fazendo oposição. Ela tomou a decisão de ir para o lado do governo", disse o presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC).
A saída voluntária de Roseana foi negociada com a direção da legenda, que queria evitar o desgaste da expulsão. O processo contra ela chegou a ser aberto pela Executiva do PFL antes do primeiro turno das eleições.
A senadora e seu grupo político apóiam Lula desde o primeiro ano de governo, votando sistematicamente a favor de seus projetos no Congresso. O senador José Sarney (PMDB-AP), pai da senadora, é um dos principais aliados do presidente Lula.
Roseana encaminhou ontem sua carta de desfiliação a Bornhausen, ao diretório do PFL e à Justiça. O presidente do PFL afirmou que não tinha lido ainda o documento porque estava viajando.
Derrotada na disputa para o governo do Maranhão, Roseana tem mandato até 2011. Ela deve ser seguida rumo ao PMDB pelo senador eleito Epitácio Cafeteira (PTB-MA), mas o mesmo não deve ocorrer com o senador Edison Lobão (PFL-MA), porque a família Sarney quer manter um pé no partido.
Com a desfiliação, o PFL deixa de ser a maior bancada no Senado na próxima legislatura. Confirmada a ida de Roseana para o PMDB, este será o maior partido na Casa, tendo o direito de indicar o presidente. A oposição, porém, quer lançar candidato para disputar o cargo.


Texto Anterior: Saúde: Duda Mendonça é submetido a cirurgia cardíaca em São Paulo
Próximo Texto: PMDB articula compromisso de apoio a Lula, mas nega reivindicar cargos agora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.