São Paulo, segunda, 2 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERNAMBUCO
Arraes pede ajuda a Jarbas para pagar 13º Pedido é negado e servidores ameaçam greve

da Agência Folha, em Recife

O governador Miguel Arraes (PSB) chegou a pedir ajuda ao governador eleito, Jarbas Vasconcelos (PMDB), para que intercedesse pelo Estado no governo federal para a liberação de mais recursos para o governo.
O pedido foi negado pela equipe de transição de Jarbas e aumentou ainda mais a desconfiança dos servidores sobre um possível atraso no pagamento do 13º salário.
O governo de Pernambuco já atrasou neste mês o pagamento dos salários de setembro dos 31 mil servidores que trabalham nos órgãos da administração indireta.
O pagamento de R$ 20 milhões aos funcionários, que deveria inicialmente ter sido feito no último dia 13, foi concluído só no dia 19.
Segundo a Secretaria da Fazenda, o atraso ocorreu em função de um corte de R$ 14 milhões no FPE (Fundo de Participação dos Estados) promovido pelo governo federal para abater parte de uma dívida do Estado.
Em reunião com representantes dos funcionários, o secretário da Fazenda, Dilton da Conti, classificou o problema como um "fato isolado".

Greve
Conti afirmou que o 13º salário "vai ser pago em dia".
Os servidores, no entanto, dizem estar "desconfiados" de que o governo estadual não tem dinheiro em caixa para pagar o 13º até o dia 20 de dezembro.
"Se tivesse reserva, o governo a teria usado para pagar os funcionários agora", afirmou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado, Beatriz Gomes.
A categoria, disse a sindicalista, não descarta a possibilidade de deflagrar uma greve no final da administração de Arraes caso ocorra novo atraso de pagamento de salário.
(FÁBIO GUIBU)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.