São Paulo, domingo, 02 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUMO A 2002

FHC articula colegiado para definir nome tucano

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso articula a formação de um colegiado de tucanos que deseja reunir depois do Carnaval para escolher o candidato do PSDB a presidente e para esboçar o mapa de alianças nos Estados.
Esse cronograma só muda se FHC conseguir já em janeiro, como gostaria, convencer o governador do Ceará, Tasso Jereissati, a desistir em favor do ministro da Saúde, José Serra.
Se Tasso insistir em concorrer, FHC planeja reunir oito pessoas. Em princípio, o encontro não contaria com os dois principais presidenciáveis: Serra e Tasso.
A data exata da reunião não está definida. Em 2002, o Carnaval vai de 9 a 12 de fevereiro. "Depois do Carnaval" significa fevereiro para os serristas e março para outros tucanos. O presidente tem interesse em fazer a escolha, no máximo, até o começo de março. Além de FHC, participariam desse colegiado o presidente da Câmara, Aécio Neves (MG), o do PSDB, deputado federal José Aníbal (SP), o ministro Arthur Virgílio (Secretaria Geral), os governadores Geraldo Alckmin (SP) e Almir Gabriel (PA) e mais dois ou três dirigentes tucanos.
Esse colegiado teria a missão de dizer ao preterido que a escolha foi feita, que não há sentido em realizar uma pré-convenção do partido para bater chapa e que a prioridade deve ser fechar alianças para fortalecer o candidato.
Ou o PFL desiste da governadora Roseana Sarney (MA) e aceita a vice ou o PSDB tenderá a se aliar ao PMDB, dirão os tucanos. Nesta semana, o PSDB começa a jogar duro com o PFL. Deve decidir na Executiva que não abdica da cabeça de chapa, apesar da vantagem de Roseana nas pesquisas.
Hoje o favorito para levar a indicação tucana é Serra. O ministro tem o apoio, decisivo, de FHC.
(KENNEDY ALENCAR E RAYMUNDO COSTA)



Texto Anterior: Mídia: Internauta aprova Folha Online e destaca credibilidade do site
Próximo Texto: Petista está mais velho, rico e moderado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.