São Paulo, domingo, 02 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria mantém apoio a uma reeleição

Recondução à Presidência da República tem apoio de 58% dos entrevistados pelo Datafolha; dois anos atrás, porém, percentual de aprovação era de 65%

DA REDAÇÃO

A maioria dos brasileiros legitima o direito de um governante disputar novo mandato ao final de sua primeira passagem pelo cargo, mas o apoio à reeleição hoje é menor que há dois anos, mostra a pesquisa Datafolha. Para 58%, os presidentes da República devem ter direito a uma única reeleição; 39% são contra. Na sondagem feita em julho de 2005, 65% apoiavam a reeleição presidencial e 33% a rejeitavam.
A Constituição foi modificada em junho de 1997 (emenda 16), no governo FHC, para permitir que presidente da República, governadores e prefeitos fossem reeleitos uma única vez.
Em 2007, a aceitação à reeleição de governadores e prefeitos também apresentou pequena oscilação negativa, sendo, respectivamente, de 57% e 56%. Há dois anos, segundo o Datafolha, a reeleição de governadores era aceita por 64% e a de prefeitos por 63%.

Regiões
Em todas as regiões do Brasil a reeleição presidencial tem apoio da maioria da população, mas é no Nordeste onde é mais aplaudida: 62% acham que os presidentes devem ter esse direito -o percentual cai para 59% no caso de governadores e 58% para prefeitos.
Na região Sul concentra-se a maior rejeição ao direito de presidentes serem reconduzidos uma vez ao cargo: 46% da população, contra 52% que apóiam a reeleição.
O Estado onde a população está mais dividida sobre a reeleição é no Rio Grande do Sul. No caso de presidente, 50% são a favor da recondução e 48% são contrários.
Em Porto Alegre foi registrada a maioria mais apertada entre as capitais favoráveis à reeleição: 51% a favor e 44% contra. A cidade foi governada 16 anos consecutivos por petistas: Olívio Dutra (1989-1993), Tarso Genro (1993-1997), Raul Pont (1997-2001), Tarso Genro (deixou o cargo em 2002 para concorrer ao governo) e João Verle, que ficou até o final do mandato em janeiro de 2005.
É também o Rio Grande do Sul o único Estado no qual a maioria da população não aprova a reeleição para governadores e há empate: 49% para cada lado, a favor e contra.
Curiosamente, é em Pernambuco, Estado natal de Luiz Inácio Lula da Silva, onde existe maior aceitação à reeleição presidencial: 70%, contra 27%.


Texto Anterior: Janio de Freitas: Cenas conhecidas
Próximo Texto: Serra é o favorito para suceder Lula; Ciro aparece em 2º
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.