São Paulo, domingo, 02 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra é o favorito para suceder Lula; Ciro aparece em 2º

Governador paulista tem o dobro das intenções de voto do ex-governador do Ceará; já petistas não ultrapassam 10%

Ciro só lidera quando Aécio Neves (MG) é o candidato do PSDB; neste caso, tucano também é superado pela ex-senadora Heloísa Helena

FERNANDO CANZIAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A três anos da eleição presidencial de 2010, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), desponta como favorito à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Todos os quatro possíveis candidatos do PT, dependendo do cenário, aparecem com chances mínimas caso a eleição fosse realizada hoje, revela pesquisa eleitoral do Datafolha.
Nenhum dos quatro petistas supera a faixa de um dígito nas intenções de voto, e muitos dos eleitores que dizem simpatizar com o PT votariam hoje em candidatos de outro partido.
A grande ameaça no caminho dos tucanos é o ex-governador do Ceará, ex-ministro da Integração Nacional e atual deputado federal Ciro Gomes (PSB).
Ciro lidera as intenções de voto quando o candidato do PSDB é o governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Já nos cenários em que enfrenta o governador paulista, Ciro tem cerca da metade das intenções de voto depositadas no tucano.
No cenário em que os candidatos são Serra, Ciro, a ex-candidata à Presidência Heloísa Helena (PSOL), a ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), e o atual ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB), o tucano aparece na frente com 37% das intenções de voto. Ciro aparece em segundo, com 18%, seguido por Heloísa Helena (13%), Marta (6%) e Jobim (2%).

Aécio
Ciro lidera somente quando Serra sai da disputa, deixando a cabeça da chapa tucana para o mineiro Aécio Neves. No mesmo cenário acima, mas com Aécio no lugar de Serra, Ciro desponta com 27%, Heloísa Helena tem 18%, o tucano mineiro aparece com 15%, Marta tem 9% e Nelson Jobim, 3%.
O Datafolha também elaborou um cenário onde Serra e Aécio aparecem na mesma disputa. Mesmo nesse caso, Serra continua na liderança, com 33%, seguido por Ciro (19%), Heloísa Helena (15%), Aécio (11%) e Nelson Jobim (2%).
A pesquisa mostra que o PT é hoje um partido com chances muito pequenas de eleger o sucessor do presidente Lula. No melhor cenário para o partido -naquele em que Serra cede a vaga para Aécio-, Marta Suplicy alcança no máximo 9% das intenções de voto.
Os outros possíveis presidenciáveis do PT cujas intenções de votos foram aferidas na pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 26 e 29 de novembro, foram a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que atinge um máximo de 2%, o governador da Bahia, Jaques Wagner (2%), e o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias (1%).
A pesquisa revela também que mesmo os eleitores que dizem simpatizar com o PT preferem Serra, Ciro ou mesmo Aécio, dependendo de quem seja o candidato petista.
No cenário em que Serra e Marta estão na disputa (com Aécio fora), por exemplo, o tucano tem 27% das intenções de voto entre os simpatizantes do PT. Marta tem apenas 12%.
Em outro cenário, os petistas preferem, com largas margens, votar em Serra (27%), Ciro (26%) ou Heloísa Helena (17%) a escolher o governador baiano, Jaques Wagner (4%).


Texto Anterior: Maioria mantém apoio a uma reeleição
Próximo Texto: Governador de SP lidera até mesmo no Nordeste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.