São Paulo, domingo, 02 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governador de SP lidera até mesmo no Nordeste

Ele tem 33% das intenções na região, contra 25% de Ciro

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera em todas as regiões do país. O tucano está na frente até no Nordeste: alcança 33% das intenções de voto contra 25% do ex-governador cearense Ciro Gomes (um resultado bem acima de sua média nacional de 18%), no cenário em que Marta Suplicy aparece como candidata do PT. Nessa simulação, Serra atinge 39% no Sul, 38% no Sudeste e 37% na região Norte/ Centro Oeste.
Nas suas bases eleitorais diretas, Serra, Aécio e Ciro lideram a disputa eleitoral. O tucano paulista chega a ter 49% das intenções de votos no Estado de São Paulo (cenário 2, veja tabela na página ao lado), enquanto Aécio atinge 66% em Minas (cenário 6), e Ciro, 63% no Ceará (cenário 6).
Aécio Neves se destaca em Belo Horizonte. No cenário 5, obtém 63%. Em todos os outros em que aparece (6, 7 e 8), fica com 64%. Marta Suplicy, que já governou o município de São Paulo, chega a ter 23% na capital paulista (cenário 5), enquanto o também ex-prefeito Serra alcança 42% (cenário 3).

Líderes regionais
O governador Jaques Wagner se destaca na Bahia: obtém 15% no cenário com Aécio e 13% na simulação com Serra. Mas nunca chegar a ameaçar Ciro (26%) ou Serra (34%).
O eleitorado do ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB), é um pouco menos concentrado: ele consegue 6% no Rio Grande do Sul nas simulações em que Aécio é o candidato tucano, mas também vai relativamente bem em Santa Catarina (5% a 6%, conforme o cenário) e Paraná (chega a 4% na situação 7). Jobim chega mesmo a surpreender na Bahia -obtém 5% nos cenários 6 e 8.
Também gaúcha, Dilma Rousseff (PT) tem uma votação bem mais homogênea. Ela obtém 2% das intenções de voto no Rio Grande do Sul e em mais cinco Estados, no cenário 2. Tem 1% na Bahia, em Pernambuco e no Ceará e atinge 3% no Distrito Federal.
No cenário 4, o ministro Patrus Ananias não tem intenção de votos em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco. Em Minas Gerais, sua base eleitoral, chega a 5%, e no Distrito Federal, a 2%. Nos outros Estados fica com 1%.

Interior
O tucano José Serra tem o seu melhor desempenho no interior. No cenário em que concorre com Ciro, Heloísa, Marta e Jobim, atinge 41% no interior, contra 29% na capital e 31% em outros municípios da região metropolitana. Nos cenários 2, 3 e 4, ele tem 42% no interior.
Aécio Neves tem resultados muito próximos em todas as regiões, mas eles são mais baixos nas capitais. No cenário 5, o tucano tem 13% das intenções na capital, contra 15% em outros municípios da região metropolitana e 16% no interior. No cenário 6, sem Marta Suplicy, os resultados são 14%, 15% e 16%, respectivamente.
Já Ciro Gomes vai melhor nas capitais do que no interior. No cenário 1, tem 21% na capital e 17% no interior e em outros municípios da região metropolitana.


Texto Anterior: Serra é o favorito para suceder Lula; Ciro aparece em 2º
Próximo Texto: Governo tem apoio de 50%; aprovação de mais ricos sobe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.