São Paulo, sexta-feira, 03 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PDT

Brizola vê insanidade em tirar candidatura

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente do PDT, Leonel Brizola, disse à Folha que será "uma insanidade" se o PPS retirar a candidatura de Ciro Gomes à Presidência. Ainda que mantendo restrições a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Brizola considerou "elogiável" que Lula tenha acenado com a união das esquerdas. Leia a seguir trechos da entrevista:
(CHICO SANTOS)
 

Folha - A frente continua?
Leonel Brizola -
A frente é uma coligação em torno de uma candidatura que, se houvesse vestibular para candidato, seria a única que passaria, a de Ciro. Em torno dessa candidatura não há divergência. Sobre o PDT e o PTB? Igualmente. O único problema é o Rio Grande do Sul, onde o mar está um pouco mais agitado. Mas nós do PDT estamos tranquilos. Esperamos que o PTB siga a aliança nacional. Essa é a base partidária da candidatura Ciro no Rio Grande do Sul. O PPS, a rigor, não existe no Estado como partido.

Folha - Caso a candidatura de Antônio Britto (PPS-RS) inviabilize a frente, como fica Ciro?
Brizola -
Olha, o Ciro está filiado ao PPS. Neste momento ele é candidato do PPS, apoiado por nós. A partir das convenções dos três partidos ele deixará de ser candidato apenas do PPS. Isso quer dizer que se o PPS cometer essa insanidade de fazer uma convenção e retirar a candidatura Ciro, inviabilizaria a coligação.

Folha - Há quem diga que o caso Britto é o pano de fundo de uma movimentação do PPS para retirar a candidatura. Isso é possível?
Brizola -
Prefiro acreditar na boa prática partidária.

Folha - O PT tem aproveitado essa situação para fazer acenos a Ciro. É possível essa aproximação?
Brizola -
Qualquer pessoa justa, de bom senso, não poderia deixar de considerar a atitude do Lula inteligente, elogiável. Numa hora em que ele está bem, está lançando a bandeira da união. Isso é sempre simpático. Não se sabe se haverá colheita.

Folha - O sr. acredita na possibilidade de sucesso?
Brizola -
Depende de como se encontram as restrições ao PT e ao Lula.



Texto Anterior: Pré-candidato consulta Malan antes de fazer discurso nos EUA
Próximo Texto: PPS: Lula vai para quarta derrota, afirma Freire
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.