São Paulo, sábado, 03 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINAS GERAIS

Alencar acerta apoio a nome do PC do B em Belo Horizonte

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O vice-presidente José Alencar (PRB) acertou apoio à pré-candidata do PC do B à Prefeitura de Belo Horizonte, a deputada federal Jô Moraes. A Folha apurou que o PRB e o PC do B não querem anunciar o acordo agora porque Alencar quer ampliar a coalizão. O PMDB é um dos alvos, embora cresça na sigla a tese de candidato próprio.
Com Alencar na aliança com o PC do B, Jô Moraes poderá vir a receber o apoio informal de descontentes do PT com a aliança que o diretório municipal tenta aprovar -apesar da proibição da Executiva Nacional petista- com o PSB e o PSDB do governador Aécio Neves.
Entre os descontentes do PT estão os ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência).
Alencar e o PRB-MG já fizeram várias reuniões com a candidata do PC do B, sigla que vem dando demonstrações de apoio ao vice-presidente. Na solenidade da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto, em 21 de abril, os militantes lá estavam com faixas de apoio a Alencar.
Ele não concordou com a forma com que o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT) -defensor da aliança com Aécio- conduziu as conversas com o PSDB, deixando de fora partidos da base aliada a Lula.
Apesar de ficar em lado contrário a Aécio na disputa municipal, Alencar trabalha preservando o bom entendimento político com o tucano. A defesa que fez de uma candidatura mineira à Presidência da República em 2010, no discurso em Ouro Preto, já deixava claro que ele separa a questão local da nacional -na ocasião, o acordo com Jô Moraes já estava alinhavado.


Texto Anterior: Acuado, PT já admite ceder vaga de vice na chapa de Marta ao PR
Próximo Texto: Curitiba: PSDB quer ampla aliança para bater o PT no 1º turno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.