UOL

São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REFORMA

Bastos defende proposta

Marco Aurélio critica mudança no Judiciário

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio de Mello, afirmou ontem em São Paulo que não são mudanças constitucionais que tornarão o Judiciário mais rápido e eficaz.
Ele também voltou a criticar a proposta de controle externo do Poder, defendida pelo ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça).
Marco Aurélio, que apresentou palestra em São Paulo, disse que o Estado (União, Estados e Municípios) é um dos maiores responsáveis pelo acúmulo e lentidão de processos na Justiça. "Alguma coisa errada existe. O Estado, nos últimos anos, claudicou em demasia", afirmou. Ele também criticou a OAB por defender a proposta de controle externo.
O ministro Márcio Thomaz Bastos afirmou que o governo vai traçar um "diagnóstico" do Judiciário para elaborar a proposta de reforma desse Poder. Ele disse que o projeto que tramita no Congresso terá que sofrer muitas modificações para se tornar adequado à expectativa do governo.


Texto Anterior: Comissão pede R$ 25 mi para pagar anistiados
Próximo Texto: Questão agrária: 1ª desapropriação de Lula no RS é suspensa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.