São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2008

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Curto-circuito

A Eletropaulo, que parecia ter entrado no caso Alstom a reboque do Metrô, pode se revelar problema maior para o PSDB. Quem teve acesso a dados da investigação na Suíça afirma: trata-se de encrenca que, no Brasil, atinge acima de tudo o setor elétrico.
Balanço fiscal da Alstom de 15 de maio de 2001 aponta o interesse na Eletropaulo. O documento cita o contrato "Gisel 2", com transformadores de R$ 100 milhões, como prioridade no orçamento da empresa, ao lado de subestações de gás em Singapura e Dubai e sistemas de geração de energia na Flórida. Dois tucanos chefiaram a pasta estadual de Energia na época: Mauro Arce, atual secretário de Transportes, e Andrea Matarazzo, secretário das Subprefeituras.



E aí? Deputados petistas se reuniram com o presidente do BB, Lima Neto, em busca de detalhes sobre o negócio com a Nossa Caixa. Queriam saber se haverá fechamento de agências ou demissões. Ouviram que, com a incorporação, as garantias são maiores do que nos casos de venda.

Veja bem. A maior preocupação era saber se Lula e José Serra tinham feito algum acordo. Lima Neto disse que os detalhes técnicos foram traçados entre ele, o secretário Mauro Ricardo (Fazenda) e a direção do banco paulista.

Vida nova. Acusado de vender sua cota de passagens aéreas quando deputado, Maurício Rabelo arrumou novo emprego: é o locutor dos eventos no Palácio do Planalto. Já a agência Katar, usada no esquema de venda de bilhetes, fechou as portas, e o dono montou restaurante.

Enrolado. O STF recebeu pedido de investigação do Ministério Público Federal contra o senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA) por suspeita de "crimes contra a fé pública", "falsidade ideológica" e "formação de quadrilha". A petição, de número 4322, está nas mãos do ministro Carlos Alberto Direito.

Grampolândia. O novo presidente do Supremo, Gilmar Mendes, planeja implantar, no âmbito do CNJ, um sistema informatizado de acompanhamento de todos os pedidos de interceptação telefônica autorizados pela Justiça.

Claque. Paulinho (PDT-SP) vai aproveitar a presença maciça de sindicalistas, que irão hoje à Câmara entregar abaixo-assinado pela redução da jornada, para pressionar o Conselho de Ética, que analisará o pedido de abertura de processo contra o deputado.

Quitanda. O DEM fará amanhã o "Feirão da Inflação" na Câmara, com os alimentos que mais subiram de preço. A idéia é dizer que, enquanto as pessoas gastam mais para comer, o governo Lula quer criar novo imposto.

Última que morre. A convenção do DEM, no dia 14, deixará em aberto a vaga de vice na chapa reeleitoral do prefeito Gilberto Kassab. A convenção do PSDB, que deve oficializar a candidatura de Geraldo Alckmin, está marcada para a semana seguinte.

Líquido e certo. Quem no "bloquinho" ainda trabalhava pela aliança com o PT em São Paulo jogou a toalha: Aldo Rebelo (PC do B) será sagrado candidato em convenção no dia 29. O PSB vai junto, e o PDT, provavelmente.

Te vejo depois. Segundo raciocínio disseminado no "bloquinho", a realidade das duas candidaturas no campo demo-tucano eliminou a possibilidade de as três siglas, aliadas ao PT no plano federal, serem responsabilizadas pelo isolamento de Marta Suplicy, pois é certo que a eleição terá segundo turno.

Índex. Após a divulgação das despesas dos seguranças da família de Lula no ABC e em Santa Catarina, que acabaram ignorados pela CPI dos Cartões, a Presidência omitiu os dados referentes a R$ 1,8 mi gasto de janeiro a abril.

com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

Sem fonte de recursos definitiva, 50 mil pacientes de câncer do SUS terão menos chance de cura por falta de acesso à radioterapia. Isso tem de ficar claro para o Congresso.

Do ministro da Saúde, JOSÉ GOMES TEMPORÃO , defendendo a aprovação da nova versão da CPMF para financiar o setor.

Contraponto

Balcão de farmácia

Antes de embarcar em viagem oficial aos EUA, na semana passada, deixando o cargo sem substituto definido, devido a limitações impostas pela Lei Eleitoral, a prefeita Luizianne Lins teve um embate em Fortaleza.
Criticada, a petista alegou que seus adversários estavam com os nervos à flor da pele.
-Por favor, tomem um "Lexotanzinho'!
Na Assembléia, o tucano João Jaime devolveu:
-Ela é que tem de tomar Gardenal!
Mais tarde, informada por repórteres da declaração do líder da bancada do PSDB, Luizianne não titubeou:
-Pois é, eu sou a louca que deu certo!


Próximo Texto: Desmatamento aumenta e já supera o registrado em 2007
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.