São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

De ponta-cabeça

"Por um tempo o mundo foi plano", escreveu o colunista Roger Cohen no "New York Times", em referência à imagem de globalização usada pelo colega Thomas L. Friedman. "Agora ele está de ponta-cabeça."
O texto, escrito no Rio e um dos "mais populares" ontem no site, usa argumentos como o crescimento global de 2007, em que os emergentes já responderam por dois terços. Ele ouve José Sérgio Gabrielli, da Petrobras, e Roger Agnelli, da Vale, e no geral apresenta o Brasil como símbolo do mundo "invertido".
Ontem mesmo a coluna, que sai também no "International Herald Tribune", ecoava no "Los Angeles Times", na coluna de investimentos, perguntando se já seria tarde demais para entrar no mercado brasileiro.

ARMAS AOS EUA
Na coluna do "NYT", das empresas em geral mencionadas no exterior, faltou a Embraer. Mas ela ocupou ontem o site do "Wall Street Journal" e outros com a notícia de "O Estado de S. Paulo", de que está negociando com os EUA a venda de aviões Super Tucano para uso no Iraque. São os mesmos aviões usados pela Colômbia, aliada americana, no combate às Farc, inclusive a ação recente, no Equador.

E MAIS "BOOM"
Lula prosseguia ontem em escalada retórica, em Roma, na defesa do etanol de cana. E dos EUA vinha algum apoio, em longa reportagem do "Miami Herald" desde Orindiúva, perto de São José do Rio Preto, sob o título "No Brasil, o etanol de cana vive "boom'". O jornal fala em "décadas de pesquisa", "desperdício zero", mas também "trabalho de quebrar as costas" e ""problemas na Amazônia".



"THE FUTURE OF BRAZIL"
Douglas Engle/chronicle.com
Saiu o relatório do Inpe e, nos sites e telejornais, a devastação "equivale ao Rio" ou "aumenta oito vezes", com Mato Grosso "responsável por 70%".
Enquanto isso, o pivô da saída de Marina Silva do Meio Ambiente, não Blairo Maggi, mas Mangabeira Unger, é destaque da nova edição do pres-tigioso semanário "The Chro-nicle of Higher Education".
Descrito como "John Stuart Mill com forte inclinação nietzschiana", ele "testa o poder transformador das idéias como ministro" ou, ainda, "enfrenta o futuro do Brasil". No pouco que trata de tal futuro, o perfil fala de seus projetos com o embaixador dos EUA e da crítica à "ausência de ambição estrutural", no primeiro mandato de Lula.



CONTRA OS EUA
Como já se esperava, o Brasil venceu definitivamente, na Organização Mundial do Comércio, a ação contra a proteção americana ao algodão. Mas o que ecoou, nos próprios jornais dos EUA, foi a reação "muito desapontada" da representante comercial, também negociadora da Rodada Doha -em que, diz a Reuters, o algodão era foco do conflito.

CONTRA A MICROSOFT
Começou pela África do Sul, que entrou dias atrás com um recurso contra a "polêmica" decisão de dois órgãos multilaterais, baseados em Genebra, de tornar "padrão internacional" um software da Microsoft para documentos eletrônicos, o Ooxml. Não demorou e o Brasil se somou à África do Sul, depois a Índia, a Venezuela, agora a Dinamarca.



JORNAIS EMERGENTES
Por agências como AP e AFP e jornais em geral, a começar da Folha, mas também o indiano "Economic Times", além de sites de mídia como o britânico Press Gazette, referência no setor, saiu ontem a notícia de que a circulação de jornais impressos cresceu 2,57% no mundo, em 2007.
Continuou caindo nos EUA e na Europa, mas cresceu 4,7% na Ásia e 6,7% na América Latina, segundo a Associação Mundial de Jornais. No Brasil, o salto foi de 11,8%.

LIVROS TAMBÉM
guardian.co.uk
Segundo o "Guardian", via blog de Tiago Dória, também a venda de livros cresce, aliás apoiada na web -e, por aqui, na emergente classe média

"NYT" LIBERA GERAL
E o "New York Times", no que blogs de mídia saúdam como "fim de uma era", decidiu liberar o acesso a seu código, quer dizer, às "receitas e instruções do site", sua API. Na avaliação de Dória, "deixa de ser jornal para se tornar plataforma programável de conteúdo". Para o americano RWW, é um "passo lógico". A Reuters já deu, pouco antes.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Religião: Evangélicos são acusados de quebrar centro de umbanda
Próximo Texto: Câmara: Conselho de Ética deve abrir hoje processo contra Paulinho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.