São Paulo, Quinta-feira, 03 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leitor apóia divulgação

da Reportagem Local

A maioria absoluta dos leitores da Folha apóia a publicação da reportagem com o conteúdo das conversas gravadas por meio de escuta telefônica nas quais o presidente Fernando Henrique Cardoso fala com membros do primeiro escalão de seu governo sobre a privatização das empresas telefônicas.
Pesquisa feita pelo Datafolha com assinantes do jornal mostra que 79% acham que o jornal agiu bem ao publicar o conteúdo das fitas, mesmo sendo o grampo um crime. Outros 18% acham que a Folha agiu mal, e 3% não souberam responder.
Foram ouvidos 986 leitores, entre os dias 28 de maio e 2 de junho. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os dados sobre a circulação do jornal mostram que a divulgação do conteúdo teve uma influência insignificante sobre a vendagem da Folha.
Na segunda-feira e terça-feira da semana passada, quando as principais reportagem sobre as fitas foram publicadas, a circulação do jornal foi de 465.421 e 473.180 exemplares, respectivamente.
Isso representa um crescimento de apenas 2,2% na terça-feira e de 1% na quarta-feira em relação à circulação da Folha nos mesmos dias da semana anterior.
Nem se poderia esperar um aumento significativo da tiragem do jornal porque cerca de 90% dos exemplares do jornal são distribuídos para assinantes durante os dias da semana.
No dia da publicação da primeira reportagem sobre os grampos, na terça-feira, por exemplo, apenas 9,23% dos exemplares do jornal foram vendidos em banca. É apenas sobre esse percentual que poderia haver variação.
A pesquisa entre os assinantes mostra ainda que a maioria, 60%, acha que o presidente agiu mal ao concordar que seu nome fosse usado para favorecer um dos consórcios que participava do leilão da Telebrás.
Na pergunta feita aos leitores era lembrado o argumento do governo, segundo o qual FHC agiu dessa forma procurando um resultado melhor para as finanças públicas do Brasil.
Mesmo assim, apenas 34% dos leitores acham que o presidente agiu bem. Outros 6% não souberam responder.
A pesquisa mostra ainda que quase todos os leitores da Folha (93%) tomaram conhecimento da reportagem sobre as conversas grampeadas.
Também a maioria se considera bem informada a respeito desse assunto: 66%, contra 30% que se acham mais ou menos informados e 4% que se dizem mal informados.
Respondendo a outra questão, a maioria dos assinantes, 67%, disse que, pelo que sabem, o presidente participou de uma operação para favorecer alguma empresa no leilão. Os que acham que ele não participou somam 27%. Outros 6% não sabem. (JRT)


Texto Anterior: Saiba qual é a metodologia
Próximo Texto: 69% não repetiriam voto em FHC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.