São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índios dizem que papa apóia demarcação

Em audiência, Bento 16 afirma que fará "tudo o que for possível" para ajudar no impasse em Roraima

DA REDAÇÃO

O papa Bento 16 disse ontem a dois líderes indígenas de Roraima que apóia a luta deles e que "faria tudo o que fosse possível" para ajudar a resolver o impasse na demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol.
O relato foi feito por Jacir José de Souza, da etnia macuxi, e por Pierlangela Nascimento da Cunha, da etnia uapixan, que entregaram, durante audiência no Vaticano, uma carta ao papa na qual fazem um apelo pela intervenção no conflito. O Vaticano não comentou o encontro.
Com a ajuda de entidades internacionais, Souza e Cunha estão viajando pela Europa para buscar apoio à causa dos índios, que aguardam decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a constitucionalidade da demarcação da reserva. Hoje, serão recebidos pela Comissão de Relações Exteriores do Parlamento português.
Em encontros com autoridades, eles têm relatado confrontos recentes com produtores de arroz, como o que resultou em dez índios feridos em maio.
Homologada em 2005, a demarcação contínua da reserva foi contestada pelo governo de Roraima em abril último, quando a Polícia Federal iniciou ação para retirar não-índios da área. O STF deve decidir sobre o impasse neste semestre.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ex-governador de PE diz que Minc é "leviano"
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: EUA e o apoio específico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.