São Paulo, terça-feira, 03 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meirelles se cala e executivo lembra Revolução Francesa

DA REPORTAGEM LOCAL

Em uma menção indireta aos recentes episódios que envolvem o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o presidente do Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), Walter M. Machado de Barros, fez uma analogia à Revolução Francesa.
O discurso foi feito durante almoço organizado ontem pelo Ibef e que teve como convidado de honra o presidente do BC. Barros disse que, ao longo das últimas semanas, "atitudes irresponsáveis vêm sendo disseminadas, promovendo a barbárie". O presidente do Ibef declarou ainda que as "atitudes irresponsáveis" são conduzidas por "[pessoas] travestidas de Robespierres em busca de seus Dantons".
Robespierre (1758-1794) foi um dos líderes da Revolução Francesa e ficou conhecido por levar à guilhotina opositores e contra-revolucionários. Danton (1759-1794), que também participou da Revolução Francesa, foi guilhotinado durante o período de comando de Robespierre.
Sem falar na recente onda de acusações publicadas na imprensa a respeito de declarações à Receita Federal, Meirelles se limitou a apresentar dados sobre a economia brasileira em discurso para representantes do mercado financeiro. "Hoje não é objeto de dúvida o fato que a economia está na rota do crescimento sustentável."
Meirelles discorreu por aproximadamente 20 minutos sobre pontos que, diz, mostram a "sólida" recuperação brasileira. Na lista, o supervávit em conta corrente concomitante ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e o saldo positivo da balança comercial.
Sem ficar nem para o almoço com os participantes do encontro nem para a rodada de perguntas e respostas, costume em eventos do Ibef, o presidente do BC saiu apressadamente pela porta dos fundos, evitando o contato com a imprensa.
Uma entrevista coletiva, marcada para ontem às 14h, também foi desmarcada pela assessoria do presidente do Banco Central.
(CÍNTIA CARDOSO)


Texto Anterior: Na mira: Lula opera para manter presidentes de BC e BB
Próximo Texto: No Congresso, oposição quer convocar presidentes; governo mostra números
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.