São Paulo, quarta-feira, 03 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jucá descarta aprovar CPMF sem negociar

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), descartou a idéia de tentar aprovar a prorrogação da CPMF na Casa sem negociação com a oposição, ou, como se diz no jargão parlamentar, de "tratorar" a minoria.
"Aqui não é lugar de trator, é de artesanato", disse Jucá. Os governistas têm 50 dos 81 senadores, um a mais que o mínimo necessário para aprovar uma emenda à Constituição. Mas nem todos eles seguem o Planalto.
Mais forte no Senado, a oposição nomeou a futura relatora da proposta na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, Kátia Abreu (DEM-GO), que, com o mesmo discurso de seu partido, promete propor a extinção da contribuição. Ligada ao setor rural, a senadora diz que não pretende negociar outra solução com o governo.
Segundo Jucá, a estratégia para a votação da emenda no Senado deve ser mesmo a negociação de projeto de lei que reduza gradualmente a alíquota da CPMF, hoje de 0,38%. A medida, calcula-se, minimizaria insatisfações entre aliados e poderia seduzir parte da oposição.
O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) disse ontem que a prorrogação da CPMF será decidida no voto.
"Sempre estivemos abertos à negociação, mas como temos uma oposição que preferiu ir para o tudo ou nada, vamos ter de ir para o voto e decidir. Acho que temos que fazer esforço para prorrogar [a CPMF]", afirmou.
Lideranças governistas da Câmara estudam a possibilidade de aprovar um requerimento para "quebrar" a exigência de cinco sessões entre as votações em primeiro e segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição que prorroga a CPMF até 2011.
Isso porque a Câmara concluiu a aprovação da medida em primeiro turno na madrugada de quinta passada. Como na sexta e na segunda não houve quórum mínimo de 51 deputados para realização da sessão, a contagem de prazo teve início ontem.


Texto Anterior: Lula condiciona cargos à aprovação da CPMF
Próximo Texto: Cruvinel participa de encontro com aliados para evitar rejeição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.