São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2008

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Básico do básico

O ministério da Integração Nacional e o governo de Santa Catarina fecharam ontem uma conta segundo a qual custarão R$ 100 milhões apenas os trabalhos de infra-estrutura nas áreas atingidas pelas enchentes. Entram nesse cálculo reconstrução de casas, desobstrução viária, reparos em pontes e estradas vicinais e assistência emergencial a desabrigados.
A administração de Luiz Henrique (PMDB) oferecerá "suporte logístico", mas o custo ficará inteiramente a cargo do governo federal. Para tanto, será vitaminada com emendas a magra previsão de R$ 45 milhões para obras de prevenção a desastres por ora registrada no Orçamento de 2009.



Para ontem. Preocupação da senadora Ideli Salvatti (PT-SC): muitos municípios ainda não conseguiram formalizar o estado de emergência ou de calamidade, o que atrasa a avaliação de danos. Isso é pré-requisito para que seus desabrigados possam sacar o FGTS quando sair o decreto do governo federal.

Online. A sentença do juiz Fausto De Sanctis, que condenou Daniel Dantas, diz que Protógenes Queiroz, então responsável pela Operação Satiagraha, recebeu 109 telefonemas do professor Hugo Chicaroni, um dos emissários do banqueiro flagrado em tentativa de suborno.

Não e não. Em seu depoimento ao juiz, Protógenes nega peremptoriamente ter monitorado o gabinete do presidente do Supremo, Gilmar Mendes, e limita a participação de agentes da Abin na Satiagraha a uma simples "troca de informações".

Outrem. A defesa do ex-presidente da Brasil Telecom Humberto Braz, também condenado por tentativa de suborno, tentou contestar na Justiça o apelido "Guga", que lhe foi atribuído no relatório original da Satiagraha. "O co-réu teria sido confundido com um outro indivíduo."

Nomenclatura. Já a defesa de Chicaroni alega que "não há ordenamento jurídico" nem legislação sobre o termo "organização criminosa", como Protógenes descreveu o grupo a serviço de DD.

Em todas. A Santos Brasil, empresa de Dantas que opera o terminal de contêineres do porto de Santos, é uma das líderes do lobby no Senado contra a aprovação do projeto que cria os "portos secos", pronto para ser votado na Comissão de Infra-estrutura.

Canais. Sem prejuízo de sua proximidade com Lula, o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, jantou segunda com José Serra no Palácio dos Bandeirantes. Em pauta, crise e reforma tributária.

Laços 1. Uma das principais doadoras da campanha que elegeu Luiz Marinho (PT) em São Bernardo do Campo, a petroquímica Quattor tem 40% do seu capital acionário nas mãos da Petrobras.

Laços 2. O presidente da Petrobras, José Gabrielli, foi a estrela de um dos jantares de arrecadação da campanha de Marinho, cuja prestação de contas é alvo de contestação.

Outro lado. Segundo a Petrobras, 1.788 novos funcionários da empresa estão lotados na Universidade Petrobras. Eles serão transferidos para diferentes unidades uma vez concluído o curso de formação. O efetivo de empregados da universidade propriamente dita é de 367 pessoas.

Introducing... A nova página da Câmara em inglês na internet traz perfil de Arlindo Chinaglia (PT-SP): o presidente aprecia "uma boa luta de boxe" e "uma disputada corrida de F-1", além de ser fissurado em Sudoku.

Grid. Embora o líder do governo, Barroz Munhoz, seja o candidato oficial à presidência da Assembléia paulista, o também tucano Celino Cardoso resolveu correr por fora.

com FÁBIO ZANINI e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

"Ao defender pequenos privilégios corporativos, a OAB apequena seu papel histórico de defender os grandes interesses do país."

Do vereador ANTONIO DONATO (PT), contra a aprovação do projeto de Edivaldo Estima (PPS), encampado pela ordem, que libera os advogados das restrições impostas pelo rodízio de veículos em São Paulo.

Contraponto

Intervalo comercial

Em recente evento para lançar uma campanha de estímulos às viagens aéreas, o ministro Nelson Jobim exibiu o logotipo da iniciativa do governo -um avião que traça o desenho de um sorriso. Ele será usado juntamente com as marcas das principais companhias que operam no país.
Ao exibir os símbolos da TAM e da Ocean Air, o primeiro em vermelho e o segundo em tom assemelhado, o titular da Defesa disse que eram os melhores.
-Têm a cor do Inter-, brincou, referindo-se a seu time.
Depois, olhou a da Varig, em azul, e fingiu decepção:
-Essa aqui é da cor do Grêmio...
Do fundo da sala, alguém provocou:
-Então o sr. não vai gostar da Azul...


Próximo Texto: Juiz condena Dantas a prisão e multa por corrupção ativa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.