São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De Sanctis diz que age "em nome do povo"

DA REPORTAGEM LOCAL

Alvo de críticas nos últimos meses, o juiz Fausto Martin De Sanctis dedicou seis páginas da sentença para dizer que age "de forma serena e tranqüila em nome do povo, mas jamais abandonando a idéia de decidir o melhor no caso concreto".
As críticas a De Sanctis ganharam corpo após ele mandar prender Daniel Dantas menos de 24 horas depois de o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ter garantido a soltura do banqueiro. A iniciativa foi vista como uma afronta pelo ministro. Num posterior julgamento no STF, outros ministros apoiaram Mendes e questionaram a imparcialidade do juiz.
O advogado de Dantas, Nélio Machado, recorreu aos tribunais para tentar afastá-lo do caso, sob o argumento de que o juiz age por vingança e coloca a vontade popular acima da Constituição.
No capítulo "Velocidade da Decisão Judicial e Vontade Popular", o juiz afirma que: "a defesa dos acusados tem se valido da imprensa para alardear ou difundir que este juízo atua apenas para atender e satisfazer a vontade popular [...] em ver poderosos criminosos na prisão, mais uma vez tentando enodoar, manchar ou macular as decisões deste juízo. Deve-se, em razão de tais afirmações, ser permitida a presente digressão".
O juiz disse que não está acima do bem ou do mal, nem quer "atropelar" a lei. Ele acusou a defesa de Dantas de tumultuar o caso.
"Tenta-se, de forma incansável, enganar altas autoridades do país para "marionetar" o juízo com ameaças de todo o tipo, apenas porque reforçou a igualdade de todos perante a lei. Insere-se sentimento equivocado de vingança ou preconceito a um juízo, como forma de dissuadir e desorientar a sociedade", informou De Sanctis.
Ele nega que tenha acelerado o processo, iniciado em 16 de julho. "Justiça tardia significa justiça desqualificada ou injustiça qualificada."


Texto Anterior: Juiz condena Dantas a prisão e multa por corrupção ativa
Próximo Texto: Acusados falavam em nome de Dantas, revelam gravações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.