São Paulo, sexta-feira, 04 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Itália pediu a prisão de brasileiros

DA REPORTAGEM LOCAL

A Justiça italiana expediu em 24 de dezembro 139 mandados de prisão contra militares, policiais e políticos de Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Peru acusados de participar da Operação Condor, que uniu ditaduras do Cone Sul para reprimir opositores a partir de meados da década de 70.
Ao todo, 11 brasileiros estão na lista, quatro já mortos, mas até agora o Brasil não recebeu documentos ou pedidos da Itália. A Condor começou oficialmente no final de 1975 por iniciativa do governo do ditador chileno Augusto Pinochet. Dois anos antes, ele dera um golpe de Estado contra o presidente de esquerda Salvador Allende. As ditaduras do Cone Sul acreditavam haver uma articulação internacional entre os movimentos guerrilheiros de esquerda da região.
Os documentos até agora liberados indicam que o Brasil participou da Condor na troca de informações, no treinamento de militares e na detenção de guerrilheiros estrangeiros. Mas não há provas de que tenha planejado e executado o assassinato de brasileiros no exterior.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Dívida de prefeitura pode ter sido paga com boi de Calheiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.