São Paulo, segunda-feira, 04 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MST faz 4 invasões e planeja mais 10 em SP

Objetivo do grupo liderado por Rainha é totalizar as 14 ações em dois dias no Pontal do Paranapanema

COLABORAÇÃO PARA AGÊNCIA FOLHA, EM PRESIDENTE PRUDENTE

Sem-terras liderados por José Rainha Jr. invadiram ontem quatro fazendas no Pontal do Paranapanema (região oeste de SP), no início da operação "Carnaval 2", que prevê outras dez invasões na madrugada de hoje, totalizando 14 em dois dias. As ações fazem parte da terceira onda de invasões desde o início do mandato do governador José Serra (PSDB).
Segundo o grupo de Rainha, cerca de 200 pessoas participaram das quatro invasões. A Polícia Militar não fez estimativa.
Em 2007, primeiro ano do mandato de Serra, Rainha articulou 14 invasões em três dias, também no Carnaval. Entre junho e julho do mesmo ano, foram 22 propriedades tomadas.
Ontem foram invadidas as fazendas Guarani, em Presidente Bernardes (589 km de SP), Iara, em Euclides da Cunha Paulista (717 km de SP), Santa Lourdes, em Flora Rica (643 km de SP), e Boa Esperança, em Martinópolis (553 km de SP).
Afastado pela direção do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Rainha não participou diretamente das invasões por temer novos processos -ele aguarda em liberdade, por decisão da Justiça, a condenações que somam 18 anos de prisão.
Rainha se uniu a outros movimentos sociais da região e sindicatos subordinados à CUT para invadir as fazendas.
O diretor-executivo do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Gustavo Ungaro, responsável pela condução da reforma agrária em São Paulo, não foi encontrado ontem.
O assentamento imediato de famílias acampadas, agilidade na criação de assentamentos em fazendas compradas pelo Estado e a retirada do projeto de lei enviado por Serra à Assembléia que regulariza áreas acima de 500 ha (disputadas pelo governo na Justiça por suspeitas de serem devolutas) são reivindicações dos sem-terra. (CRISTIANO MACHADO)


Texto Anterior: CPI anima PMDB a pressionar por cargos
Próximo Texto: Cartão corporativo: Ministro bancou almoço para parlamentares do PT em 2005
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.