São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É "bobagem" apostar em desistência, diz Lula

Presidente afirma que pesquisa não deixa "candidato com medo" a 8 meses das eleições e que "jogo está começando", com "equilíbrio"

Segundo Lula, é cedo para fazer previsão do resultado, apesar de levantamento do Datafolha que revelou que Dilma encostou em Serra


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem não acreditar na possibilidade de o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), desistir de concorrer à sua sucessão. Lula chamou de "bobagem" especulações de que o tucano não entrará na disputa por causa do resultado do Datafolha, publicado domingo, em que aparece apenas quatro pontos percentuais na frente da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).
"É uma grande bobagem imaginar que uma pesquisa deixe um candidato com medo oito meses [antes] de uma eleição. O jogo está começando e está bom. Há um certo equilíbrio", disse.
Segundo ele, é cedo para fazer prognósticos do resultado e ninguém "consegue ser presidente por antecipação".
Durante o lançamento do Portal Brasil, que reúne todas as informações dos sites dos ministérios, o presidente criticou o uso do fundo do pré-sal para aumentar o valor das aposentadorias e fez um apelo aos congressistas para que não aprovem projetos eleitoreiros.
"Aproveito o momento para fazer um apelo aos deputados e senadores. Não é porque estamos em época eleitoral que se vai praticar a farra do boi. Não é banalizando decisões que se vai ganhar votos. É preciso ter juízo em ano eleitoral", afirmou.
Lula disse não se incomodar com o fato de o PSDB tentar fazer mudanças no Bolsa Família e elogiou a iniciativa do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que apresentou projeto que prevê aumento do benefício para alunos com bom desempenho escolar. Afirmou, no entanto, ser preciso apontar a fonte de recursos que financiará a proposta.
"Se todo o mal que meu governo puder causar é os meus adversários tentarem aprovar mais políticas sociais, ótimo. A ideia pode ser boa se você criar um instrumento de incentivo, dar a mais para que as crianças estudem", afirmou. (SIMONE IGLESIAS)

Texto Anterior: Janio de Freitas: A ficha ao seu alcance
Próximo Texto: Partidos se unem contra veto a doação oculta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.