São Paulo, terça-feira, 04 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Desde que assumiu STF, ministro faz críticas ao governo

DA REDAÇÃO

Os desentendimentos entre o presidente Lula e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Maurício Corrêa, começaram em junho de 2003 no evento em que o último assumiu o STF. Em discurso, o ministro atacou, na presença de Lula, a reforma da Previdência proposta pelo governo.
Em agosto, o presidente do STF deu entrevista ampliando as críticas a outras áreas do governo federal e disse que Lula cometia "certos impropérios".
Em resposta, Lula não foi à cerimônia de comemoração dos 175 anos do STF, em outubro do ano passado. Na verdade, a crise entre o presidente e o Judiciário havia começado meses antes da posse de Corrêa, quando Lula disse existir uma "caixa-preta" do Poder.
Depois, o tema das disputas passou a ser a reforma do Judiciário. O principal ponto que opôs Lula a Corrêa foi o controle externo. O ministro é contrário, e Lula é favorável.
Os presidentes dos dois Poderes voltaram a se falar em novembro, mas as divergências continuaram. As últimas declarações de Corrêa nesse sentido haviam sido no mês passado, durante as invasões do MST pelo país, quando criticou a "falta de ação" de Lula.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Sarney e João Paulo articulam reeleição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.