São Paulo, terça-feira, 04 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saída da Abin da votação eletrônica é descartada por presidente do TSE

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Nelson Jobim, rejeitou a possibilidade de retirar a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) da preparação do sistema de votação eletrônica.
O Cepesc (Centro de Pesquisas em Segurança das Comunicações), ligado à Abin, controla o programa que protege dados do boletim de urna (resultado da votação) inseridos nos disquetes retirados da urna e levados ao local de totalização dos votos.
Desde a estréia da urna eletrônica, em 1996, a proteção é feita por meio de criptografia (embaralhamento de dados na urna e desembaralhamento nos computadores de totalização), e o Cepesc é o único órgão capacitado para o controle no Brasil. Como ele é ligado à Presidência, há suspeitas de que a sua atuação facilite a fraude.
Peritos da Unicamp recomendaram ao TSE substituir esse sistema por outro, de assinatura digital, por o considerarem mais confiável. A mudança dispensaria a participação indireta da Abin.
Jobim disse que não há tempo para troca do sistema nestas eleições e que, por isso, a Abin permanecerá. "Ou fazemos com a Abin ou utilizaremos os sistemas de Israel e dos EUA. Para isso, teríamos de registrar todo o nosso sistema em um desses países e isso nós não faremos. Temos um sistema confiável", afirmou.
Outra sugestão da Unicamp que não será acolhida é a contratação de uma instituição independente para acompanhar a preparação da votação eletrônica.
Jobim atacou o presidente do PDT, Leonel Brizola, principal crítico da segurança da urna eletrônica, dizendo que a volta do sistema de votação por cédula seria um atraso. "Ele está com a cabeça voltada para 1960. Voltar ao voto vivo é o maior atraso que nós teríamos no sistema de votação."



Texto Anterior: Camisa da seleção nem sempre dá sorte
Próximo Texto: Garotinho diz ter apoio informal de integrantes de PMDB, PTB, PFL e PPS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.