São Paulo, quinta-feira, 04 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC diz que está decepcionado com países ricos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em discurso de boas-vindas ao presidente mexicano, Vicente Fox, o presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem estar decepcionado com o apego de países ricos aos entraves ao comércio internacional.
"Tenho pouco a acrescentar sobre o sentimento de decepção que nos causa o continuado apego dos países ricos aos mais variados entraves ao comércio de bens e serviços", disse FHC antes do almoço oficial no Itamaraty com Fox.
FHC afirmou que a "envergadura" e a "vitalidade" das economias brasileira e mexicana credenciam os dois países a "reclamar a correção de assimetrias que afligem o comércio e as finanças internacionais".
Segundo FHC, o Brasil busca uma "síntese" com "mais Estado e mais mercado". "Um mercado que saiba prosperar sem a mão tutelar do poder público e que esteja devidamente afinado com os padrões contemporâneos de competitividade."
O México igualou seu discurso ao dos Estados Unidos e ao da Europa com relação ao socorro financeiro que a Argentina negocia com o FMI. O ministro da Economia mexicano, Luís Ernesto Derbez, disse em Brasília que seu país estará pronto para apoiar a Argentina a obter um empréstimo do FMI assim que aquele país apresentar um programa econômico.



Texto Anterior: Governo: FHC admite que não completou reformas
Próximo Texto: Diplomacia: México assina acordo com o Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.