São Paulo, Domingo, 04 de Julho de 1999
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Publicitários ressaltam ganhos para anunciantes e leitores

da Reportagem Local
Desde a década de 40, o tamanho dos jornais em quase todo o mundo vem diminuindo como uma forma de se reduzir custos. A redução da largura, que entra em vigor terça-feira, é mais um passo nessa tendência e indica também modernização dos jornais brasileiros, segundo publicitários consultados pela Folha.
"Os jornais menores tendem a ficar mais bonitos. Os jornais brasileiros são grandes demais. Sua leitura será mais fácil agora que eles se tornam um pouco mais estreitos, especialmente para quem estiver lendo no carro, num avião, na mesa do café da manhã", diz Sérgio Amado, presidente da agência de propaganda Standard, Ogilvy & Mather.
Os anunciantes também deverão reagir favoravelmente à mudança porque, com o novo formato, os anúncios poderão ganhar maior destaque nas páginas do jornal, afirma Amado.
Para Daniel Barbará, diretor comercial da agência DPZ e presidente do Grupo de Mídia, os brasileiros vão se acostumar rapidamente à mudança pela maior comodidade na leitura que o novo formato vai oferecer.
Também não deverá haver qualquer problema de adaptação dos anunciantes e dos publicitários. Para a ANJ (Associação Nacional dos Jornais), a mudança vai significar que as colunas dos jornais standards e dos tablóides passarão a ter o mesmo tamanho e essa uniformização trará maior agilidade na veiculação de anúncios.
Para divulgar o novo tamanho, a ANJ veiculou uma campanha publicitária, criada pela agência Talent. Na sua primeira fase, foram publicados três anúncios dirigidos aos anunciantes e aos publicitários -que também participaram de reuniões, em São Paulo e no Rio, onde as mudanças foram apresentadas e explicadas.
Na segunda fase, a campanha da ANJ foi dirigida aos leitores dos jornais, dando ênfase à maior praticidade do novo tamanho.



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