São Paulo, sábado, 04 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARAÍBA

Provável sucessor de Cunha Lima é alvo de processos

DA AGÊNCIA FOLHA

O senador José Maranhão (PMDB), provável sucessor do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), que teve o mandato cassado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), também responde a processos que podem levar à perda do cargo no Senado.
Maranhão ficou em segundo lugar nas eleições de 2006. Responde a pelo menos 12 processos -nove no TRE e três no TSE (Tribunal Superior Eleitoral)-, a maioria por uso indevido de meio de comunicação. Cunha Lima fica no cargo ao menos até o julgamento de recurso no TSE.
O suplente de Maranhão no Senado, Roberto Cavalcanti, é proprietário do Sistema Correio de Comunicação, que integra jornal, emissoras de rádio e a TV Correio, afiliada da Record na Paraíba, que chegou a ter a transmissão interrompida, em outubro do ano passado, porque o TRE considerou que jornalistas ofenderam Cássio Cunha Lima no ar durante debates.
No TSE, além de um recurso por propaganda eleitoral irregular (que não pode levar à cassação, apenas multa), há duas ações de impugnação de mandato apresentadas pela coligação encabeçada pelo PSDB e outra pelo PSB, referentes às eleições de 2002, que elegeram Maranhão senador.
As ações acusam o peemedebista de abuso de poder político e econômico, compra de votos, conduta vedada e uso indevido de meio de comunicação.
De acordo com os advogados de Maranhão, nenhuma das ações foi apresentada pelo Ministério Público Eleitoral, o que as enfraquece. Em maio, o TSE rejeitou pedido de cassação do mandato do senador.
(CÍNTIA ACAYABA)


Texto Anterior: Por unanimidade, ex-presidente do TRT-SP é absolvido
Próximo Texto: Disputa na Câmara adia indicação de integrantes do CNJ e do CNMP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.