São Paulo, terça-feira, 04 de setembro de 2001

Texto Anterior | Índice

Ofício deve citar obstrução de Jader

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A comissão do Conselho de Ética que apura denúncias contra o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) terá hoje a confirmação de que o presidente licenciado do Senado tentou obstruir as investigações sobre o desvio de recursos do Banpará (Banco do Estado do Pará).
O secretário-geral da Mesa do Senado, Raimundo Carreiro, confirma em ofício encaminhado ontem ao presidente interino da Casa, senador Edison Lobão (PFL-MA), que Jader reteve no gabinete da presidência por mais de três meses o requerimento que requisitava do Banco Central todos os relatórios de fiscalizações realizadas no Banpará.
De forma indireta, Carreiro relata que o documento, além de ficar engavetado, desapareceu na presidência e teve de ser "reconstituído" pela Secretaria Geral.
O senador Jefferson Péres (PDT-AM) disse na semana passada que, se tivesse a confirmação de que Jader reteve o requerimento, iria propor abertura de processo contra ele por quebra de decoro, acusando-o de praticar "abuso de prerrogativa".
O requerimento foi apresentado pelo líder da oposição no Senado, José Eduardo Dutra (PT-SE), em 5 de março deste ano.
Na mesma hora, recebeu de Lobão -que presidia a sessão naquele momento- despacho para ser submetido à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).
Mas o requerimento só foi enviado por Jader à CCJ depois que os líderes partidários decidiram em reunião que o documento deveria ter tramitação.


Texto Anterior: Caso banpará: Ex-gerente não sabe destino de cheques desviados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.