São Paulo, terça-feira, 04 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CASO BANPARÁ

Marcílio Guerreiro assinou cinco cheques que teriam parado na conta de Jader

Ex-gerente não sabe destino de cheques desviados

FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA,
EM BELÉM

O ex-gerente do Banpará (Banco do Estado do Pará) Marcílio Guerreiro disse ontem, em Belém, que não sabia do destino de cinco cheques administrativos -no valor de cerca de R$ 3 milhões atualizados- que ele assinou e que teriam ido parar nas contas do presidente licenciado do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA).
Guerreiro deu um depoimento de três horas ao corregedor do Senado, Romeu Tuma (PFL-SP), na superintendência da Polícia Federal da capital paraense.
Guerreiro teria assinado cinco cheques administrativos em 1984, de um total de 13, que teriam ido parar na conta do Banco Itaú, no Rio de Janeiro, movimentada por Jader. Na época, o senador era governador do Pará.
O ex-gerente disse que assinava os cheques seguindo uma ordem por escrito do então chefe do departamento financeiro do Banpará, Jamil Xaud. A Agência Folha não conseguiu localizar Xaud. Jader nega as acusações.
Guerreiro disse que não se arrepende de ter assinado os cheques, muito embora tenha sido demitido por conta da assinatura desses documentos.
"Eu assinava os cheques como assinava outros quaisquer", afirmou o ex-gerente do Banpará.
O senador Romeu Tuma pode ficar até amanhã em Belém para colher depoimentos dos ex-gerentes do Banpará Fernando Castro Ribeiro, Elieu Faustino e Nelson Ribeiro, além do ex-presidente Hamilton Guedes e do ex-gerente do departamento financeiro do banco Jamil Xaud.

Obras
O corregedor do Senado também vai apurar se as obras de reforma feitas na cobertura que Jader Barbalho possui no edifício Antônio Maria Fidalgo, em Belém, e na sede da fazenda Paraíso, no sul do Estado, também de propriedade do peemedebista, foram pagas com recursos desviados do Banpará.
Segundo relatório do Banco Central, Jader teria desviado irregularmente cerca de R$ 7,13 milhões do Banpará.



Texto Anterior: Diplomacia: Embaixador defende acordo espacial
Próximo Texto: Ofício deve citar obstrução de Jader
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.