|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MÍDIA
Pesquisa mostra queda do candidato em avaliação feita por eleitores que têm telefone
Em duas semanas de TV, imagem de Ciro se desgasta
RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO
A imagem positiva que o candidato a presidente Ciro Gomes
(PPS) passa em sua propaganda
na TV vem se desgastando desde
o início do horário eleitoral gratuito, duas semanas atrás.
De acordo com rastreamento
feito por telefone pelo Datafolha,
o IIP (Índice de Imagem Positiva)
do candidato caiu de 34,4% para
26,7% até o programa exibido no
sábado.
As principais causas foram quedas na taxa dos entrevistados que
acreditam que ele é confiável (de
30% para 20%) e na dos que acreditam que ele tem equilíbrio emocional (de 31% para 21%).
Para calcular o IIP, o Datafolha
indaga que grau de importância
os entrevistados dão a atributos
de um candidato -se é importante ele ter coragem, por exemplo. Depois, questiona se os candidatos têm essas qualidades.
A queda indica que Ciro está fugindo da imagem de presidenciável "ideal" para os entrevistados.
Mesmo a principal característica
que os eleitores vêem nele -ser
moderno e inovador- foi abalada. Caiu de 42% para 34% a taxa
dos que vêem nele essa qualidade.
Lula continua a apresentar uma
tendência de melhora em sua
imagem, sendo a coragem (47%)
a principal qualidade vista nele.
Serra tem tendência leve de melhora e Garotinho, de estabilidade. A principal qualidade de Serra
é ser equilibrado (37%), e a de Garotinho, ser simpático (22%).
O rastreamento é uma série de
pesquisas feitas com eleitores que
têm telefone fixo em casa -são
cerca de 54% do eleitorado brasileiro. Representa, portanto, a opinião de uma parcela da população
com mais renda e escolaridade e
mais concentrada no Sudeste.
Texto Anterior: Análise: Serra é cobrado por falhas do governo Próximo Texto: No Ar - Nelson de Sá: Show de realidade Índice
|