São Paulo, quarta-feira, 04 de setembro de 2002

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MÍDIA

Pesquisa mostra queda do candidato em avaliação feita por eleitores que têm telefone

Em duas semanas de TV, imagem de Ciro se desgasta

RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO

A imagem positiva que o candidato a presidente Ciro Gomes (PPS) passa em sua propaganda na TV vem se desgastando desde o início do horário eleitoral gratuito, duas semanas atrás.
De acordo com rastreamento feito por telefone pelo Datafolha, o IIP (Índice de Imagem Positiva) do candidato caiu de 34,4% para 26,7% até o programa exibido no sábado.
As principais causas foram quedas na taxa dos entrevistados que acreditam que ele é confiável (de 30% para 20%) e na dos que acreditam que ele tem equilíbrio emocional (de 31% para 21%).
Para calcular o IIP, o Datafolha indaga que grau de importância os entrevistados dão a atributos de um candidato -se é importante ele ter coragem, por exemplo. Depois, questiona se os candidatos têm essas qualidades.
A queda indica que Ciro está fugindo da imagem de presidenciável "ideal" para os entrevistados. Mesmo a principal característica que os eleitores vêem nele -ser moderno e inovador- foi abalada. Caiu de 42% para 34% a taxa dos que vêem nele essa qualidade.
Lula continua a apresentar uma tendência de melhora em sua imagem, sendo a coragem (47%) a principal qualidade vista nele. Serra tem tendência leve de melhora e Garotinho, de estabilidade. A principal qualidade de Serra é ser equilibrado (37%), e a de Garotinho, ser simpático (22%).
O rastreamento é uma série de pesquisas feitas com eleitores que têm telefone fixo em casa -são cerca de 54% do eleitorado brasileiro. Representa, portanto, a opinião de uma parcela da população com mais renda e escolaridade e mais concentrada no Sudeste.


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