São Paulo, quarta-feira, 04 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Queda do candidato do PPS corresponde a aumento no percentual de indecisos

Ciro cai e Serra pára de subir no Ibope

DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa Ibope mostra nova queda de Ciro Gomes na disputa pela Presidência. O candidato do PPS perdeu quatro pontos percentuais em relação ao levantamento divulgado há uma semana. Está agora em situação de empate numérico com José Serra (PSDB) no segundo lugar. Ambos têm 17% de intenções de voto.
O tucano, que havia crescido seis pontos na pesquisa anterior, desta vez não se moveu. Também Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 35%, e Anthony Garotinho (PSB), com 11%, mantiveram os mesmos percentuais.
A nova queda de Ciro correspondeu a um aumento de quatro pontos na fatia de eleitores indecisos, que passaram a 14% no levantamento estimulado (aquele em que se apresenta ao entrevistado a relação dos candidatos).
A diretora do Ibope Opinião, Márcia Cavallari, diz que o movimento pode significar reflexão de parte do público. "É comum que o eleitor, ao deixar um candidato, faça uma parada entre os indecisos antes de optar por outro."
A correspondência entre o recuo de Ciro e o avanço dos indecisos foi mais expressiva em alguns segmentos. Entre as mulheres, o candidato do PPS caiu de 21% para 16%, e o percentual de indecisas subiu de 13% para 18%. Na região Sudeste, Ciro foi de 19% para 14%, e os eleitores que declaram não saber em quem vão votar passaram de 12% para 17%.
Outra novidade diz respeito a rejeição. Pela primeira vez, Ciro não tem a menor taxa entre os quatro principais candidatos. Subiu de 17% para 20%, alcançando a marca de Serra (que no levantamento anterior tinha 22%). A rejeição a Garotinho está em 22%, contra 26% antes. A taxa de Lula recuou um ponto e está em 29%.
Na simulação de segundo turno, cresceu a vantagem do petista sobre Ciro, que perderia por 48% a 38% (eram 47% a 41% antes). Como na pesquisa anterior, Lula bateria Serra por 48% a 39%.
Encomendada pela Rede Globo para divulgação no "Jornal Nacional", a pesquisa foi feita de sábado a segunda. O campo terminou antes do debate da Record, realizado na noite desse dia. O Ibope ampliou de 2.000 para 3.000 o número de entrevistas. A margem de erro caiu de 2,2 para 1,8 ponto.
Outro levantamento, feito pelo Vox Populi no domingo e na segunda, apresenta Ciro e Serra em situação de empate técnico, com 20% e 19%, respectivamente. Lula lidera com 36%, e Garotinho registra 9%. (RENATA LO PRETE)



Texto Anterior: Risco-Nanquim
Próximo Texto: Investigação: Ministra reprova contas da Força Sindical
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.