São Paulo, quinta-feira, 04 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008/ CANDIDATOS EM QUESTÃO

Nova "lista suja" inclui mais 37 candidatos

Dessa vez, AMB analisou cidades onde pode haver 2º turno

Anderson Adauto, Rosinha Garotinho e Maguito Vilela entram na relação; ao todo, 52 candidatos a prefeito e a vice respondem a processos


THIAGO REIS
DA AGÊNCIA FOLHA

Em uma nova edição da chamada "lista suja", a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) divulgou ontem os nomes dos 37 candidatos a prefeito ou vice que respondem a ações penais ou de improbidade administrativa nas cidades do país onde há possibilidade de segundo turno.
A entidade já havia divulgado listagem dos 15 fichados nas capitais. Com isso, são 52 candidatos processados nos municípios com mais de 200 mil eleitores -mais Palmas e Boa Vista, onde a disputa se encerra em 5 de outubro. As pesquisas foram feitas em 73 cidades. Outras seis ficaram de fora por impossibilidade de checagem, mas serão incluídas em um futuro levantamento.
Entre os novos incluídos estão o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto (PMDB), que concorre à reeleição em Uberaba (MG), a ex-governadora do Rio Rosinha Garotinho (PMDB), que disputa a Prefeitura de Campos (RJ), e o ex-governador e ex-senador por Goiás Maguito Vilela (PMDB), candidato em Aparecida de Goiânia (GO).
Em 6 de agosto, em julgamento de ação da própria AMB, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que os candidatos que não foram condenados em última instância podem concorrer nas eleições.
Para o secretário-geral da AMB, Paulo Henrique Machado, apesar de o documento não ter efeito jurídico, ele serve como parâmetro para o eleitor julgar o candidato. "Para votar, é preciso ter acesso às informações. O problema é que na hora de o eleitor analisar a vida pregressa do candidato tem dificuldade em saber se ele responde a um processo, mesmo sendo essa uma informação pública. Por isso é feito o trabalho, para tornar mais fácil."
No caso de Adauto, por exemplo, constam da lista quatro ações por improbidade administrativa e uma ação penal referente ao escândalo do mensalão. Maguito responde a dois processos em que é acusado de improbidade administrativa. Já Rosinha é ré em ação de improbidade que corre na 2ª Vara da Fazenda Pública do Rio.
Na lista da AMB também aparecem candidatos da Grande São Paulo, como o postulante a vice-prefeito de São Bernardo do Campo Edinho Montemor (PSB), baleado anteontem quando deixava uma casa de show. Cabeça da chapa, o candidato a prefeito Orlando Morando (PSDB) também figura na listagem, assim como outro candidato da cidade, Aldo dos Santos (PSOL).
Candidato mais uma vez em Mauá, Oswaldo Dias (PT) é outro que está entre os citados. O deputado estadual Celso Giglio (PSDB), que tenta voltar à Prefeitura de Osasco, também responde a uma ação de improbidade administrativa.
Coordenador da campanha Eleições Limpas, Machado diz que o próximo passo é fazer o levantamento nas cidades com mais de 100 mil eleitores.
Segundo ele, no entanto, a entidade continuará a explicar passo-a-passo aos eleitores de cidades menores como fazer a pesquisa quando for feita a solicitação.


NA INTERNET
www.amb.com.br/

leia a lista completa da AMB



Texto Anterior: Toda Mídia - Nelson de Sá: Inquérito do inquérito
Próximo Texto: Outro lado: Ex-governador diz que lista da AMB é "exagero"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.