São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PMDB gaúcho vai dar apoio a Yeda; Rigotto fica neutro

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O PMDB definiu ontem, em encontro de sua Executiva Estadual, que vai apoiar Yeda Crusius (PSDB) contra Olívio Dutra (PT) no segundo turno da disputa gaúcha.
O governador Germano Rigotto, que ficou em terceiro lugar com 1.679.902 votos, não participou da reunião.
A Folha apurou que ele se manterá neutro, após receber telefonema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu apoio a Olívio ou, ao menos, a neutralidade. Olívio também telefonou para Rigotto e para o senador reeleito Pedro Simon, presidente estadual do PMDB.
O PT ainda tenta reverter o apoio do PMDB a Yeda. No primeiro turno, Lula chegou a dizer que, caso houvesse segundo turno entre Rigotto e Yeda, declararia seu apoio ao primeiro.
Ontem, o governador emitiu nota dizendo que seu propósito é não participar do processo eleitoral e que "sua prioridade é concluir o mandato".
Rigotto tem reservas em relação a Yeda (devido aos fortes ataques feitos ao seu governo) e a Olívio (em razão do sentimento antipetista predominante no PMDB gaúcho).
""As manifestações levam simpatia para a candidatura de Yeda", sinalizou Simon, depois da reunião, da qual participaram todos os deputados federais e estaduais eleitos.
O principal defensor do apoio a Yeda é o deputado federal Eliseu Padilha, ligado à cúpula tucana nacional.
O PP deve oficializar hoje o apoio a Yeda. Seu candidato no primeiro turno, Francisco Turra, já manifestou a opinião de que o partido deve se aliar à tucana. O PTB define até sexta-feira quem apoiará. A tendência é por Yeda, segundo seu presidente estadual, Elói Guimarães. O PSB apoiará Olívio.
O PDT ainda não se decidiu, mas deve anunciar uma definição até a próxima sexta-feira.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Eleições 2006/Legislativo: Partidos buscam fusões para superar cláusula de barreira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.