São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOLHA

Maria Sylvia estréia amanhã como colunista

DA REDAÇÃO

A filósofa Maria Sylvia Carvalho Franco, autora do clássico "Homens Livres na Ordem Escravocrata", estréia amanhã como colunista da Folha na pág. A2 (Opinião). Ela substituirá Demétrio Magnoli como titular da coluna às quintas-feiras.
Maria Sylvia formou-se em ciências sociais pela USP em 1952 (na mesma turma de Fernando Henrique Cardoso) e doutorou-se em 1964, sob a orientação de Florestan Fernandes, com a tese "Homens Livres na Velha Civilização do Café" -um estudo sobre os homens livres e pobres na sociedade escravocrata. Publicada em 1969 com o nome "Homens Livres na Ordem Escravocrata", a tese foi considerada em 1999, por um júri de intelectuais, um dos vinte ensaios de não-ficção mais significativos da história do país.
Após a defesa, Maria Sylvia se transferiu para o Departamento de Filosofia, tendo dirigido a instituição nos anos mais repressivos da ditadura. Tornou-se livre-docente em 1970, adjunta em 1976 e titular em 1989, sempre por concurso. Aposentada na USP, foi para o Departamento de Filosofia da Unicamp, do qual se tornou professora titular, por concurso, em 1999.


Texto Anterior: Análise: Os erros de Lula no Congresso
Próximo Texto: Congresso: Câmara demite 1.103 servidores sem concurso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.