São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

"Eu vou morrer"

Ao longo do dia, o texto "mais popular" no site do "New York Times" foi "Colidir com a morte a 37 mil pés, e viver", o relato do jornalista Joe Sharkey sobre a viagem no Legacy que se chocou com o Boeing na Amazônia (leia a tradução no caderno "Cotidiano"). No site, também relatou em vídeo, abrindo assim:
- Pela primeira vez na minha vida eu pensei, "Ok, é agora, eu vou morrer".
No original, "this is it, I'm gonna die". Depois:
- Tudo estava calmo, nenhuma indicação de que existia qualquer problema, e subitamente, "boom"... Começamos, pelo menos eu escrevi algumas cartas ou notas para nossas mulheres ou crianças, às pressas, não tínhamos muito tempo, dobramos e pusemos nas bolsas, pensando, "se ocorrer o pior, talvez achem"... Vi os pilotos se esforçando fisicamente... Finalmente o avião parou. Nós estávamos trêmulos, mas vivos.

nytimes.com/Reprodução
Joe Sharkey, do "NYT", descreve na home do jornal o episódio, desde antes do choque até ser informado da queda do Boeing


ATÉ O DEBATE
A Globo enviou à tarde um e-mail anunciando que a "propaganda para o segundo turno começa dia 7", sábado. No TSE, nas duas campanhas, outras emissoras, nada. Mais um tempo e outro e-mail deu o anterior por "sem efeito".
Assim, até segunda ordem, a campanha reabre domingo com o debate na Band, com Franklin Martins e outros.
(Para registro, a campanha foi parar no fim da escalada do "Jornal Nacional" -que mal notou o apoio de Garotinho a Alckmin, a notícia do dia.)

JEITO LIVRE
Helena Chagas, blogueira até meses atrás nas Globos, hoje no "SBT Brasil", estreou seu novo blog ontem. Dela:
- Não disse que voltava? É bom estar de novo blogada... O tema é aquele, política, mas de um jeito livre, leve e solto. Apesar dos pesares, política não tem que ser algo árido.
Depois, "um lembrete":
- Não divido o mundo em petistas e tucanos, em ricos e pobres. E me assusta o que vem acontecendo, as pessoas carimbadas de acordo com posições -que até nem tem.

levantatezp.blogspot.com/Reprodução
No blog espanhol, o vídeo com o suposto furto, criado por uma agência de propaganda como ação de marketing de efeito viral

DA INTERNET À ESCALADA
O blog Blue Bus, em nota de internauta de Barcelona, relatou como a agência Tiempo BBDO "conseguiu mídia espontânea em todos os noticiários do espaço nobre" com um suposto furto no parlamento. Em blogs, as imagens aparentemente amadoras mostram homens carregando a cadeira do primeiro-ministro Jose Luis Zapatero.
Entre outros, virou notícia no "El País", entre as mais lidas do site, mas com a revelação de que foi tudo parte da mobilização para a campanha da ONU "contra a pobreza".

SEXO EM QUEDA
O blog de mídia Ponto Media destaca artigo científico que analisa dados fornecidos por Google, Yahoo e outros, por solicitação da procuradoria americana, e conclui:
- Os resultados mostram que as buscas sobre sexo e pornografia vêm caindo proporcionalmente desde 97 e agora representam menos de 4% de todas as buscas.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Livro: Colunista da Folha lança livro hoje em Brasília
Próximo Texto: Legislativo: "Direita" do PT amplia bancada na Câmara
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.