São Paulo, sábado, 04 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IDOSOS

Número de eleitores maiores de 70 anos cresce 25% em 4 anos

CÍNTIA ACAYABA
THIAGO REIS
DA AGÊNCIA FOLHA

Nestas eleições, 8,4 milhões de pessoas com mais de 70 anos estão aptas a votar. O número é 25% maior do que nas eleições passadas e já representa 6,4% do total do eleitorado brasileiro. Apesar disso, como o voto é facultativo após a idade, muitos eleitores acabam não indo às urnas. Para atraí-los, candidatos fazem promessas para idosos, especialmente na área da saúde.
Para a professora do programa de pós-graduação em gerontologia da PUC-SP, Suzana Medeiros, 83, isso ocorre porque "está na moda falar do idoso". "Mas é preciso fiscalizar para ver se realmente vão cumprir."
Em São Paulo, há 581 mil eleitores com mais de 70 anos -7% do eleitorado. Os três primeiros colocados nas pesquisas na capital têm em seus programas de governo propostas para esse público.
Marta Suplicy (PT) diz que terá um projeto de acessibilidade à terceira idade e que aumentará a distribuição de remédios gratuitos, em especial os de uso continuado. Geraldo Alckmin (PSDB) cita a criação de dez centros de especialidade para idosos e programas especiais de condicionamento físico, além de moradias da Cohab adaptadas para pessoas da terceira idade.
Gilberto Kassab (DEM) diz que ampliará o programa hospitalar domiciliar e expandirá vagas em centros de referência e núcleos de convivência.
Segundo Medeiros, "há muitas reivindicações, já que a cidade precisa se preparar para os mais velhos". "É preciso mais segurança no trânsito, ver a questão da duração dos semáforos", diz.
De acordo com dados do IBGE, a expectativa de vida no Brasil aumentou e chega a 72,7 anos.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Lula trabalha para que urnas fortaleçam ministra


Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.