São Paulo, segunda-feira, 04 de dezembro de 2000

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ENTENDA O SAEB

Exame avalia o nível do ensino básico por Estado

DA REPORTAGEM LOCAL

O Saeb é um instrumento de avaliação do ensino básico elaborado pelo Ministério da Educação por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Criado em 91, o ministério afirma que, desde 1995, está aperfeiçoando a amostra feita nas escolas e o nível da avaliação.
"A avaliação é um instrumento importante para dar transparência ao sistema. Independentemente dos resultados, é importante que eles sejam sempre divulgados e analisados", afirma o ministro da Educação, Paulo Renato Souza.
Nas provas do ano passado, as notas dos estudantes em quase todos os Estados e na média do país caíram em matemática e português. No entanto, o ministério diz que os estudantes continuam no mesmo nível de ensino.
Em português, por exemplo, uma nota na faixa de 200 a 250 de um máximo de 400 coloca o estudante no nível intermediário. Isso significa que ele consegue ter a compreensão global de textos pequenos, com frases curtas em ordem e temática próxima a sua realidade.
Dependendo da prova, há quatro ou cinco níveis de aprendizado.
Alguns secretários culparam o nível de dificuldade da prova do ano passado pela queda no desempenho de seus Estados.
Representantes de escolas particulares também culparam a amostra do Saeb pela queda no desempenho.
De acordo com o ministro, isso não pode ser utilizado como desculpa. "O nível de qualidade das provas é rigorosamente o mesmo. Quando recebi os resultados do Saeb, sentei em três ocasiões com os estatísticos para me certificar de que não houve problema na amostra das escolas e nem mudança no nível de dificuldade dos exames", afirma.
"Li uma declaração de um representante de escola que dizia achar estranho que nenhuma das melhores escolas de São Paulo tivesse sido escolhida. Isso não faz sentido. É como alguém duvidar de uma pesquisa de opinião porque não foi consultado", disse Paulo Renato.


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