São Paulo, sexta-feira, 05 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLHAR ESTRANGEIRO 1

Lula precisa de escavadeira para destravar país, diz "Economist"

DA REDAÇÃO

Reportagem desta semana da revista "The Economist" critica de antemão as medidas a serem tomadas por Lula em seu Programa de Aceleração do Crescimento e põe sobre dúvida sua efetividade para "destravar a lenta economia brasileira".
O texto, sob o título "Precisa-se de escavadeira", critica as medidas previstas como a redução de impostos para elevar o investimento e os gastos maiores em infra-estrutura. Para a revista, tais medidas podem representar uma empilhadeira, "que removeria alguns impedimentos mas dispersaria outros".
Segundo a reportagem, o que o governo precisa é uma escavadeira que remova o que qualifica de principais obstáculos ao crescimento: "o gasto público que é ao mesmo tempo excessivo e mal-direcionado e a regulação pesada e às vezes caprichosa". Essas seriam as causas fundamentais para as altas taxas de juro e a carga tributária de quase 40% do PIB.
A reportagem cita o recente aumento de 5,3% no valor real do salário mínimo como sinal de que o governo não está disposto a reduzir o gasto público.
O texto traz alguns elogios ao presidente, ao dizer que ele está exibindo um "zelo maior" na melhoria da educação e no combate ao crime, o que pode levar a um maior entrosamento com os governadores. "Para destravar o Brasil, será necessário muito mais que isso", ressalva, porém, a revista.


Texto Anterior: Sem crescimento, corte é ineficaz, dizem analistas
Próximo Texto: Olhar estrangeiro 2: "Monde" vê Aécio como nome forte para disputa presidencial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.