São Paulo, segunda-feira, 05 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO INDÍGENA

Índio caiuá é encontrado morto em MS

JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA

Um índio caiuá foi encontrado morto, enforcado em uma árvore, em uma aldeia indígena do município de Juti (315 km de Campo Grande, MS), ontem de madrugada. A polícia trabalha com a hipótese de suicídio.
A Folha publicou ontem reportagem relatando que a fome, o alcoolismo e o uso de drogas desestruturam famílias indígenas guaranis e caiuás em Mato Grosso do Sul.
A Polícia Civil em Juti informou que o corpo do caiuá, de 18 anos, estava com um pedaço de corda amarrado ao pescoço em uma árvore, na terra indígena Jarará, a cerca de 200 metros da casa onde morava. A identidade do jovem não foi revelada.
O administrador da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Dourados (224 km de Campo Grande), Eliezer Cardozo, disse que ele não tinha sido informado da morte do indígena até o início da noite.
O coordenador-regional do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) de MS, Egon Heck, afirmou que a ONG aponta, em média, cerca de 60 suicídios de índios guaranis e caiuás anualmente. Heck ainda fez críticas a atuação do governo em relação aos índios. "Há cada vez mais suicídios entre indígenas."


Texto Anterior: OAB diz que restrição à greve é inconstitucional
Próximo Texto: Disputa no PMDB: Aliados de Jobim lançam manifesto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.