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Serra amplia gastos com propaganda
Governo planeja gastar R$ 720 mi em quatro anos; segundo o PT, isso representa 490% a mais que no período de 2004 a 2007
Governo paulista admite aumento de 220%; segundo assessoria, os gastos no período de 2004 a 2007 foram de R$ 225,6 milhões
CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL
Oposição e governo podem
divergir sobre o critério para
análise de dados. Mas os números mostram que, sob a gestão
do tucano José Serra, o governo
de São Paulo ampliou significativamente a previsão de gastos
com comunicação social para o
período de 2008 a 2011.
No PPA (Plano Plurianual)
enviado à Assembléia, o governo prevê R$ 720.377.473,00 para comunicação social no próximo quadriênio.
Segundo levantamento feito
pela liderança do PT na Casa,
essa dotação representa 490%
a mais do que os R$ 122 milhões
apresentados pelo governo
Alckmin para gastos com comunicação no PPA referente ao
período de 2004 a 2007.
O governo contesta o método
do PT. Pelos cálculos da assessoria do Palácio dos Bandeirantes, os gastos com comunicação
social no período de 2004 a
2007 chegaram a R$ 225,6 milhões. Ainda assim, a previsão
para os próximos quatro anos é
220% maior do que a do quadriênio passado. Para comparação: a previsão de aumento
de investimentos para os próximos quatro anos é de 99%.
Serra é potencial candidato à
Presidência em 2010.
Para chegar aos R$ 225,6 milhões, o governo de São Paulo
lembra que, de 2004 a 2007, a
dotação inicial sofreu aumento:
o Estado gastou mais em comunicação do que estava originalmente previsto no papel.
Segundo o Sigeo (Sistema de
Informações Gerenciais da
Execução Orçamentária), de
2004 a 2007, foi autorizado o
pagamento de R$ 193,7 milhões
-cifra 271% menor do que a
proposta no novo PPA.
Além desse aumento em
comparação à previsão original, o governo aplicou uma inflação de 4% ao ano.
Em nota enviada à Folha, a
assessoria de imprensa do governo afirma que a comunicação representará 0,16% de todo
o PPA e não inclui apenas gastos com publicidade. Mas atividades como assessoria, montagem de site e editais.
Segundo a nota, o PPA prevê
ações "que exigem novos esforços de comunicação para garantir a adesão da população",
como a Nota Fiscal Paulista.
Para o programa, diz, a Secretaria da Fazenda tem alocados R$ 86,9 milhões, "valor
pouco significativo" diante da
expectativa de arrecadação: R$
3 bilhões por ano. "O governo
tem obrigação de prestar contas de suas ações à população.
Também é dever da administração manter a população informada sobre assuntos que
podem afetar a vida de todos."
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