São Paulo, quinta-feira, 05 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diplomata é novo porta-voz da Presidência

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O diplomata Marcelo Baumbach, 40, será o novo porta-voz da Presidência da República. Ele foi apresentado ontem pelo ministro Franklin Martins (Comunicação Social) e substituirá o jornalista André Singer, que atuou no cargo no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A escolha de um diplomata não foi por acaso. Segundo Martins, a experiência acumulada pelos integrantes do Itamaraty em negociações bilaterais os habilitam a lidar com jornalistas. O uso de diplomatas no cargo ocorreu no governo Fernando Henrique Cardoso (95-02).
Baumbach foi uma indicação do ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) ao colega recém-nomeado na Comunicação Social. Gaúcho de Porto Alegre, formado em direito, já passou pelas delegações do Brasil das Nações Unidas em Genebra e Nova York.
A orientação a ele é clara: dar respostas curtas e diretas sobre questionamentos encaminhados por escrito e com antecedência ao seu gabinete. Comentários, avaliações e análises de conjuntura sobre qualquer assunto estão vetados, justamente para evitar escorregões.
Ao ser apresentado ontem à imprensa, o novo porta-voz falou da "tarefa árdua, complexa e sensível" que terá pela frente. E ficou em cima do muro na primeira pergunta que ouviu de um jornalista. Como gaúcho, foi indagado se torce para o Grêmio ou para o Internacional. "Prefiro não me pronunciar a respeito", disse.


Texto Anterior: PSB fica com portos, mas sem a Infraero
Próximo Texto: Markun assume em junho o comando da TV Cultura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.