São Paulo, quinta-feira, 05 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Markun assume em junho o comando da TV Cultura

Jornalista substituirá Marcos Mendonça em fundação

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O jornalista Paulo Markun assumirá, em junho, o comando da Fundação Padre Anchieta, gestora da TV Cultura. Há nove anos à frente do programa Roda Viva, Markun foi convidado para o cargo pelo governador José Serra, de quem recebeu carta branca para montagem de sua equipe.
Markun substituirá o atual presidente da fundação, Marcos Mendonça, indicado pelo ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Antes, provavelmente no fim deste mês, seu nome será submetido ao conselho da fundação, que também abriga a Rádio Cultura AM e FM.
Apesar de uma mobilização pela permanência de Mendonça -que incluiu tucanos-, o conselho deverá endossar a escolha de Serra, segundo fontes da própria TV Cultura. O conselho reúne secretários estaduais e municipais, todos ligados ao governador.
Com uma receita de R$ 36,2 milhões no ano passado, a Cultura é apontada como a maior TV educativa do país.
Segundo tucanos, Markun assumirá o cargo com a tarefa de organizar a emissora, incluindo o enxugamento substancial no quadro de pessoal e terceirização de serviços.
Ele também deverá investir na melhora da programação cultural, com atenção também a professores da rede pública de ensino. Ainda segundo tucanos, Serra pretende dar caráter suprapartidário à emissora.
Hoje com 54 anos, Markun foi preso pela ditadura, em 1975, aos 23, por "atividades subversivas" ligadas ao Partido Comunista. Então chefe de reportagem da TV Cultura, ele era amigo de Vladimir Herzog, assassinado no DOI-Codi. A relação com Herzog está em "Meu Querido Vlado", um de seus doze livros. Markun é autor de oito documentários.
Formado em comunicação pela USP em 1974, foi repórter, editor, comentarista, chefe de reportagem e diretor de redação em emissoras de televisão, jornais e revistas.
Trabalhou na Folha e em "Jornal Opinião", "Jornal da Tarde", "Jornal do Povo Piracicabano", "O Globo", além de no programa Fantástico, da Rede Globo. Em 1983, recebeu o prêmio de melhor apresentador de televisão, pelo programa São Paulo na TV, com a apresentadora Silvia Poppovic.
Além de apresentar o programa Roda Viva, Markun é editor do Jornal de Debates (recriou na internet a versão do jornal de 1946) e preside o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de Santa Catarina.


Texto Anterior: Diplomata é novo porta-voz da Presidência
Próximo Texto: Empresário detalha à polícia caixa 2 em eleição no Amapá
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.